MEC lança formação para acolhimento de imigrante no Brasil

A capacitação visa o contato dos docentes com aspectos culturais e educacionais que permeiam as temáticas de imigrantes no Brasil

por Elysa Assis qua, 08/06/2022 - 16:44
Reprodução/Dida Sampaio A capacitação estará disponível a partir desta quinta-feira, 9 Reprodução/Dida Sampaio

A Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC) lançou o curso de “Formação de Professores para Acolhimento de Imigrantes e Refugiados”. O projeto tem como objetivo proporcionar ao docente a oportunidade de conhecer e aprofundar os conhecimentos em relação à inserção das pessoas refugiadas e imigrantes dentro do ambiente escolar estrangeiro e multicultural no Brasil.

A capacitação estará disponível a partir desta quinta-feira (9), na plataforma de ambiente virtual de aprendizagem, AVAMEC. O treinamento será disponibilizado pela Diretoria de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação (DIFOR).

Os conteúdos contemplam etapas teóricas e práticas com carga horária de 80h, divididas em dois módulos de 40h cada. Por meio dessa formação, pretende-se subsidiar os professores na elaboração de materiais didáticos, pedagógicos e literários, entre outros materiais de apoio à prática educativa, e que atendam às necessidades de promover a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes.

Segundo o diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação, Renato Brito, barreiras sociais e econômicas, de idioma, culturais e até burocráticas contribuem para a dificuldade de acesso das crianças e adolescentes refugiados ao sistema escolar brasileiro. “É nesse contexto que se insere a Formação em Acolhimento de Imigrantes e Refugiados que está sendo ofertada pelo MEC, por meio da Secretaria de Educação Básica, com práticas pedagógicas capazes de auxiliar os docentes no processo educacional de imigrantes e refugiados na sociedade brasileira”, ressalta o professor.

A “Formação para Acolhimento de Imigrantes e Refugiados” está em consonância com a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC – Formação Continuada). E promoverá aos docentes o contato com aspectos históricos, culturais e educacionais que permeiam as questões e os temas que envolvem os refugiados e imigrantes no Brasil.

A formação está alinhada também com o contexto da “Operação Acolhida”, criada pelo Governo Federal em 2018 – que visa garantir o atendimento humanitário aos refugiados e migrantes venezuelanos em Roraima – principal porta de entrada da Venezuela no país.

COMENTÁRIOS dos leitores