Museu do Estado contrata reeducandos e ex-reeducandos

A iniciativa é convênio entre entre o MEPE e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe)

por Elaine Guimarães qua, 08/06/2022 - 16:39
Surama Negromonte/Divulgação Os novos contratados realizam serviços de limpeza e capinação da área externa do equipamento cultural Surama Negromonte/Divulgação

O Museu do Estado de Pernambuco (MEPE) contrata reeducandos do regime aberto e livramento condicional, acompanhados pelo Patronato Penitenciário, órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). Através de um convênio entre entre o Patronato e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), os novos contratados realizam serviços de limpeza e capinação da área externa do equipamento cultural.

“A contratação de mão de obra carcerária contribui diretamente para a redução dos índices de violência. Os reeducandos exercem atividades diversas em ruas, praças e nos equipamentos culturais, como os museus, dando apoio significativo na limpeza dos espaços”, afirmou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Marcelo Canuto, através da assessoria de imprensa.

De acordo o MEPE, a carga horária dos novos trabalhadores vai das 8h às 16h, com horário de almoço, e a remuneração é um salário mínimo, ou seja, R$ 1.212. Além do museu, outros equipamentos culturais, como como o Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe), em Olinda, e a Casa da Cultura, no bairro de São José, área central do Recife, possuem no quadro de funcionário reeducandos e ex-reeducandos.

COMENTÁRIOS dos leitores