Alunos homenageiam professora após caso de transfobia

Em vídeo, alunos prestam homenagem a professora transgênero que foi vítima de preconceito em uma loja de roupas no município de Pacajus, no Ceará

por Thaynara Andrade sex, 10/06/2022 - 12:02
Reprodução/Instagram Professora é homenageada por alunos após sofrer transfobia Reprodução/Instagram

Um vídeo compartilhado nas redes sociais pela professora de espanhol Jhosy Gadelhas tem causado comoção na internet. Na gravação, os seus alunos da escola Erem Padre Coriolano, localizada no município de Pacajus, no Ceará, aparecem em fileira no corredor da escola para homenagear a educadora, que na última segunda-feira (6) foi vítima de transfobia em uma loja de roupas da cidade.

O ato preconceituoso aconteceu na loja Jacira Modas e também foi relatado por Jhosy em seu perfil no Instagram. Na postagem, a professora conta que se dirigiu ao local para comprar uma saia, quando foi surpreendida pela dona do estabelecimento, que fez questão de atendê-la, e começou tratá-la com pronomes masculinos, afirmando que pessoas como ela, que é mulher trans, irão para o inferno porque Deus não aceita sua escolha.

“Eu sofri transfobia hoje pela manhã, na loja Jacira Modas em Pacajus. A todo momento, ela estava me tratando por pronomes masculinos até que eu pedi com muita educação que ela parasse porque estava me ofendendo. Ela olhou na minha cara e disse que não ia me tratar como  mulher porque eu não era mulher, não tinha voz feminina e perguntou se por acaso eu tinha feito mudança de sexo. Ela usou da religião evangélica a todo momento para me atacar, disse que pessoas como nós vamos para o inferno” relata.

No vídeo, Jhosy segue narrando o caso: “A todo momento ela estava olhando para mim, ela falou que não iria me chamar no feminino porque a religião dela não aceita, porque 'Deus não aceita, vocês sabem que vão para o inferno'. Eu tentei conscientizar ela sem ser ignorante ou elevar o meu tom de voz, mas ela em nenhum momento me pediu desculpas. Eu sei dos meus direitos e vou lutar por eles."

Após compartilhar o vídeo pedindo que as pessoas divulguem o caso e não normalizem os casos de transfobia, a professora foi surpreendida, na quinta-feira (9), por uma homenagem dos seus alunos que ficarem sensibilizados com a violência sofrida pela educadora. No vídeo, é possível ver vários estudantes no corredor da escola com cartazes de apoio a e mensagens contra a transfobia e o preconceito.

Em seus stories no Instagram, Jhosy também compartilhou desenhos que os alunos fizeram para ela, cartas de incentivo, presentes e diversas mensagens de apoio. Veja:

COMENTÁRIOS dos leitores