IBGE abre mais de 15 mil vagas para recenseador

Inscrições começam nesta quinta-feira, 28

por Thaynara Andrade qui, 28/07/2022 - 10:14
Tânia Rêgo/Agência Brasil Inscrições seguem abertas até o dia 1 de outubro Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da publicação de edital realizada nesta quinta-feira (28), no Diário Oficial da União (DOU), anunciou a abertura de processo seletivo simplificado para o provimento de 15.075 vagas para o cargo de recenseador. Os interessados devem realizar as inscrições até o dia 1º de outubro, por meio da página do certame. 

As vagas são temporárias, com um contrato previsto de três meses, com possibilidade de prorrogação. A jornada de trabalho do recenseador será de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento. Sobre a remuneração, o IBGE informa que deverá ser calculada de acordo com taxa fixada, segundo o setor censitário.

Entre as atribuições do cargo, o recenseador será responsável por coletar presencialmente ou por telefone as informações do Censo Demográfico 2022 em todos os domicílios do setor censitário de sua área de trabalho; registrar a coleta de dados; consultar relatórios de acompanhamento de dados e buscar sanar as eventuais pendências; manter a produção e qualidade dos dados; participar de treinamentos, entre outras atividades. 

Para concorrer às vagas, o IBGE exige escolaridade a partir do ensino fundamental completo; que o candidato esteja em dia com as obrigações eleitorais e militares; além de possuir habilidades de comunicação verbal e escrita para realizar as atividades diárias atribuídas à função de recenseador. A seleção será realizada por uma única etapa de análise de títulos.

Não haverá taxa de inscrição para o processo seletivo. Para confirmar a candidatura, será preciso comparecer presencialmente a um dos postos do IBGE, listados no Anexo I do edital, para, então, realizar a entrega de formulário, devidamente preenchido e assinado.

COMENTÁRIOS dos leitores