Sintepe se posiciona a respeito dos Precatórios do Fundef
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe) se posicionou, através de uma nota oficial, sobre os atrasos dos pagamentos dos Precatórios do Fundef 2022
A presidenta do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe), Ivete Caetano, declarou nesta terça-feira (9) que ainda não há novidades sobre os atrasos dos pagamentos dos Precatórios do Fundef 2022. Segundo ela, o sindicato segue aguardando os despachos da Advocacia Geral da União.
O Governo Federal não se manifestou dentro do prazo de de cinco dias dado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o pedido do Estado de Pernambuco para transferência, levantamento e uso dos valores que já estão depositados em favor de Pernambuco. “É preciso que o STF faça essa autorização. Muitas vezes ficamos sem ter condições de fazer uma negociação com o Governo do Estado, porque essa questão depende da decisão do STF. Fazemos o acompanhamento e acredito que o Governo do Estado também”, declarou Ivete Caetano em entrevista à rádio Clube.
Mesmo com a incerteza da data de pagamento dos precários da Fundef, os profissionais da educação conseguem acessar os valores. “Os Precatórios estão depositados na conta da Caixa Econômica do Distrito Federal e ainda não foram transferidos para Pernambuco. Mais uma ocorrência no processo de liberação dos valores que pode atrasar em alguns dias o efetivo pagamento do rateio do precatório, direito conquistado graças à nossa antiga e árdua luta até aqui”, disse, em nota, o sindicato.
O Sintepe também informou que fiscaliza diariamente o processo e reivindicou, mais uma vez, ao Governo de Pernambuco que inicie os pagamentos imediatamente após a transferência dos valores.