Encceja é aplicado para mais de 500 mil pessoas no domingo

Prazo para pedir reaplicação do Exame acaba na sexta-feira

por Ayanne Lima qua, 31/08/2022 - 16:29
Freepik Exame foi aplicado em todo Brasil Freepik

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022 foi aplicado no último domingo (28) em todo o Brasil. A avaliação é destinada a  jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 547 mil pessoas realizaram as provas. No total, foram mais de 1 milhão e 600 mil inscrições, sendo 308.648 (18,4%) em busca da certificação do ensino fundamental e 1.374.882 (81,6%) do ensino médio. 

Para os participantes de nível fundamental, foram aplicadas avaliações nas disciplinas de ciências naturais; matemática; língua portuguesa; língua estrangeira moderna; artes; educação física; história e geografia. Além disso, também escreveram uma redação com o tema  “O papel da tradição oral na preservação da cultura no Brasil”. Já para o ensino médio, as matérias foram ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias e uma redação, com o tema  “Desafios da indústria da moda para a preservação do meio ambiente”.

Reaplicação

Os candidatos que tiveram problemas logísticos ou que apresentaram sintomas de doenças infectocontagiosas na véspera da aplicação, ainda poderão fazer a prova do Encceja 2022. De acordo com o Inep, a instituição receberá os pedidos de reaplicação até a próxima sexta-feira (2).As solicitações devem ser feitas por meio do Sistema Encceja, no qual será necessário inserir um documento legível que comprove o motivo da ausência.

COMENTÁRIOS dos leitores