Enare: entenda como funciona o Exame de Residência
Programa tem como objetivo ofertar vagas de residência da área médica, uniprofissional e multiprofissional em todo o país
O Exame Nacional de Residência (Enare) é uma avaliação desenvolvida pelo Ministério da Educação, através da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que tem como objetivo ofertar vagas de residência da área médica, uniprofissional e multiprofissional em todo o país.
O programa é direcionado para profissionais da saúde formados no ensino superior, ou estudantes do último ano da graduação.
De acordo com Marcus Vinícius Gava, coordenador acadêmico do CDM, curso intensivo para o Enare, antes da criação do Exame em 2019, cada hospital realizava sua prova para selecionar os residentes. Dessa forma, a proposta do Governo Federal visa unificar o processo seletivo. Atualmente, 92 instituições públicas e privadas participam do projeto.
A avaliação tem aplicação prevista para o dia 6 de novembro, em 50 cidades do Brasil. Segundo Marcus, a prova para é composta por 100 questões, divididas dentro das cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, clínica cirúrgica, pediatria, ginecologia obstetrícia e saúde preventiva e da família.
Já a classificação é semelhante ao Sistema de Seleção Unificado (Sisu), utilizado por vestibulandos Enem. Os candidatos usam as notas para ingressar na organização que desejam, e aqueles que posuem melhor desempenho são aprovados. Além do Exame, a seleção também é composta pela análise de títulos, que corresponde a 10% da nota final.
Marcus explica que os conteúdos cobrados sempre envolvem casos clínicos, dentro dos 5 temas em destaque. Como dica de preparação, ele orienta a estudar através de questões resolvidas e comentadas por médicos sobre os assuntos que caem na prova.