Começa aplicação do Encceja Exterior 2022

Exame é realizado neste domingo, 27 de novembro, em 12 países. Aplicação ocorre em dois turnos, matutino e vespertino, e seguirá o horário local

dom, 27/11/2022 - 11:12
Arquivo/Agência Brasil Prova do Encceja Arquivo/Agência Brasil

  Neste domingo, 27 de novembro, ocorre a aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos brasileiros residentes no Exterior (Encceja Exterior) 2022. O exame é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e com as respectivas representações diplomáticas do Brasil nos 12 países de aplicação: Alemanha, Bélgica, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Portugal, Reino Unido, Suíça e Suriname. 

   As provas ocorrem em dois turnos, matutino e vespertino. No turno da manhã, a aplicação começa às 8h e termina às 12h. Já o turno da tarde se inicia às 14h e se encerra às 19h, seguindo o horário do local da aplicação.     

O Encceja Exterior 2022 é constituído por quatro provas objetivas, por nível de ensino — fundamental ou médio — e contendo, cada uma, 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação.   

 O participante que busca a certificação para o ensino fundamental realizará provas das seguintes áreas de conhecimento: ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação, história e geografia. Aqueles que se certificarão para o ensino médio resolverão questões de ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias, redação, e ciências humanas e suas tecnologias.   

 Para as certificações dos dois níveis, os participantes que optarem pela área de conhecimento de língua estrangeira moderna realizarão provas de inglês e espanhol, não sendo possível optar por apenas uma delas.     

Gabaritos

O Inep divulgará os gabaritos do Encceja Exterior 2022 até o décimo dia útil após a aplicação do exame, no portal da Autarquia. 

   Encceja

A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame. As provas obedecem aos requisitos básicos estabelecidos pela legislação para os níveis educacionais, avaliando competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.

*Do MEC 

COMENTÁRIOS dos leitores