Aproveite o Carnaval para aprender a montar seu currículo

Uns com olho na festa, e outros em busca de emprego. Confira as dicas de como impressionar os recrutadores com um currículo bem formulado.

sab, 18/02/2023 - 08:00
Reprodução/Freepik Como montar um bom currículo Reprodução/Freepik

O período carnavalesco chegou e muitas pessoas estão, neste momento, pensando em qual fantasia irão brincar o Carnaval. Mas, se você está pensando em como conseguir um trabalho para estabilizar a vida financeira, trouxemos dicas de como formular um excelente currículo para se dar bem na entrevista de emprego.

Provavelmente, você nem imagina, mas talvez seu currículo já tenha sido descartado de alguma seleção de emprego unicamente por causa da aparência ou falta de informações apresentadas. Ter experiência e estudos é importante, mas não saber como apresentá-los pode botar tudo a perder.

É importante fazer um bom resumo de sua trajetória profissional, esclarecer as suas qualificações e ser sucinto. Leve em consideração que os recrutadores passam por diversos candidatos por dia.

Dicas para fazer um bom currículo

A coordenadora de RH, Janaina Lima, dá dicas de como formular um bom currículo para impressionar os recrutadores que receberem. Segundo ela, o principal caminho para a montagem de um bom CV está com sinceridade.

“A gente sempre pede para ser transparente, realmente só colocar a informação que for verdadeira, porque de repente podemos ligar para confirmar as informações, e por conta da mentira, a pessoa perde a vaga, porque se a pessoa mente perde totalmente a credibilidade no processo”, explicou.

Outra dica dada por Janaina é manter telefone e e-mail sempre atualizados nos currículos, pois são as principais ferramentas usadas pelos recrutadores. Ficar atento a esses meios de comunicação, e conferir o e-mail diariamente, também é necessário. “Sempre colocar os telefones atualizados e ficar atento aos telefones e visualizando e-mails diariamente. São duas fontes mais usadas por recrutador”, destacou.

Já a recrutadora, Andrea Cabral, destaca pontos importantes que não podem faltar na hora de montar suas informações no arquivo. “É imprescindível a inclusão dos contatos como e-mail, mais de um número para contato, apresente as experiências que tem e detalhe as atividades que foram exercidas por você”, pontuou.

Segundo ela, “É importante ter o objetivo bem definido no início do currículo. Habilidades profissionais são muito importantes”. 

De acordo com Andrea, aplicativos que ajudem na aparência do documento também são importantes para uma boa apresentação. “Use um bom modelo de currículo/ existe aplicativos que podem de ajudar na criação como, por exemplo, o Canva”, disse.

Outras dicas dadas por ela são:

- Tenha cuidado ao inserir a foto;

- Nunca coloque preferência salarial;

- Nomeie seu arquivo com seu nome. Ele é sua própria marca;

COMENTÁRIOS dos leitores