7 dicas importantes para a conclusão da redação do Enem

A avaliação dissertativa tem um peso considerável na nota final e pode ser determinante para o ingresso em universidades e programas educacionais

por Elaine Guimarães sex, 01/09/2023 - 10:00
Júlio Gomes/LeiaJá/Arquivo Confira dicas para fazer uma conclusão nota 1000 na redação do Enem Júlio Gomes/LeiaJá/Arquivo

A redação é uma das partes mais cruciais e desafiadoras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  Possuindo uma estrutura básica dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão, a avaliação dissertativa tem um peso considerável na nota final e pode ser determinante para o ingresso em universidades e programas educacionais.

Ao Vai Cair No Enem, a professora Tássia Pires salienta que a redação do Enem é avaliada não apenas pelo conteúdo, mas também pela capacidade argumentativa, coesão, coerência e respeitos às regras da gramática normativa. À reportagem, a docente salienta que alguns candidatos têm dificultadas em finalizar o texto, por isso, "é necessário praticar bastante, construir um bom repertório e buscar orientações adicionais para ter êxito na conclusão da redação".

Sobre a conclusão, Tássia ressalta que essa parte da dissertação deve resumir os principais pontos do texto e oferecer uma solução ou reflexão acerca do tema proposto. A professora pontua dicas para que os candidatos do Enem construam uma boa conclusão. Confira:

1 - Retome sua tese: Comece reafirmando a tese ou ponto de vista que você apresentou na introdução. Isso ajuda a manter a coesão em seu texto.

 

2 - Resuma seus principais argumentos: Faça um breve resumo dos principais argumentos que você apresentou no desenvolvimento. Isso reforça sua argumentação e mostra que você sustentou sua posição ao longo do texto.

 

3 - Reforce a importância do tema: Explique por que o tema é relevante e merece atenção. Isso ajuda a contextualizar a discussão.

 

4 - Apresente uma proposta de intervenção: Se o tema permitir, sugira uma solução prática para o problema discutido. Isso demonstra seu compromisso em buscar soluções e não apenas identificar problemas.

 

5 - Encerre com uma mensagem impactante: Tente encerrar sua conclusão com uma frase forte, uma citação relevante ou uma reflexão que deixe uma impressão duradoura no leitor/corretor.

 

6 - Evite introduzir novos argumentos: Sua conclusão não é o lugar para apresentar novos argumentos ou ideias. Mantenha-se focado nos pontos já discutidos.

 

7 - Seja claro e conciso: Mantenha sua conclusão sucinta, geralmente com uma ou duas frases, para evitar prolongar demais o texto.

COMENTÁRIOS dos leitores