Aluno autista expõe seus desenhos em escola municipal

Jovem de 10 anos gosta de estudar e desenhar animais exóticos

por Mariana Ramos ter, 26/09/2023 - 19:09
Lucas Moura/Secom PMS Exposição conta com 30 obras expostas Lucas Moura/Secom PMS

A Escola Municipal Hercília Moreira, em Salvador, Bahia, recebe a exposição Meu Jeito de Ver o Mundo feita pelo jovem de 10 anos, Gabriel Arcanjo. O artista mirim, que tem transtorno do espectro autista (TEA), apresenta seus desenhos de animais exóticos de todo o mundo na escola.

A exposição começou nesta segunda-feira (25) e conta com diversos trabalhos que utilizam lápis de cera coloridos, formas inusitadas e muita criatividade. Arcanjo também informa os visitantes com curiosidades sobre os animais apresentados. Os interessados podem visitar a mostra durante esta semana na Escola Municipal Hercília Moreira.

O artista mirim recebeu a sua turma para apresentar seu trabalho, com animais diferentes como macaco-aranha, ornitorrinco e o falcão-peregrino, um dos seus animais favoritos. Gabriel levou uma semana para selecionar os desenhos que seriam expostos, mas o trabalho é acumulado de anos de interesse pelos animais.

Ao todo, são 30 obras apresentadas ao público, mas seu acervo pessoal possui ainda mais desenhos. Seu interesse pela natureza e pelos animais foi o que motivou o estudante a criar sua própria exposição: “Se estamos fazendo mal ao meio ambiente, fazemos mal a nós mesmos. Por isso, desenho os animais, porque devemos cuidar deles”, explica o jovem.

Sua colega de turma do 5º ano, Lara Raphaele Melo, de 11 anos, gostou da apresentação: “Ele não desenha só animais. Gabriel desenha as pessoas, ele mesmo, desenhos que ele assiste, tudo. Ele sempre foi uma pessoa muito legal, gosta bastante de agradar a gente dando os desenhos dele. Ele é corajoso e por isso eu queria parabenizar ele. Espero que lá na frente eu o encontre e ele seja um grande artista”, afirmou.

A mostra contou ainda com a presença da bisavó do estudante, Anete Maria Costa, que se emocionou ao ver os desenhos de seu bisneto expostos: “Achei muito interessante e muito bonita essa exposição, porque ele gosta muito de desenhar. O que ele vê ele quer desenhar. Gostei mais ainda porque a escola abraçou esse sonho e deu a oportunidade a ele de mostrar o que ele ama fazer. Foi iniciativa dele pedir ao diretor para fazer essa exposição e eu estou muito orgulhosa”, declarou.

COMENTÁRIOS dos leitores