EAD registra 3 milhões de ingressantes em 2022
Modalidade esteve presente em 3.219 municípios brasileiros em 2022. Inep divulgou resultados do Censo Superior 2022 na terça-feira (10)
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) divulgaram os resultados do Censo da Educação Superior 2022, em coletiva de imprensa realizada na última terça-feira (10).
Nos últimos anos, o número de ingressão em cursos de graduação a distância ultrapassou a marca histórica de 3 milhões de ingressantes.
O objetivo da pesquisa estatística é oferecer informações detalhadas sobre a situação e as tendências da educação superior brasileira, assim como guiar as políticas públicas do setor. Após a divulgação, as informações passam a figurar como dados oficiais do nível educacional.
Além de subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, o censo contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas
O panorama, para o ministro da Educação, Camilo Santana, é que as informações levantadas pelo Censo serão essenciais na construção de políticas públicas voltadas ao ensino superior. “Nenhuma política pública pode ser construída sem dados. O censo é um importante instrumento para formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas e também para a regulação da educação superior”, afirmou.
Por Paloma Vieira.