MEC atrasa entrega de avaliação da educação básica

Estados e municípios questionam o Inep sobre atraso no cronograma do Saeb

sex, 20/10/2023 - 18:24
Arquivo/Agência Brasil Até esta sexta-feira (20) o governo federal não garantiu a entrega das provas a todos os estados e munícipios brasileiros Arquivo/Agência Brasil

Na noite dessa quinta-feira (19), o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) encaminhou um ofício comunicando a extensão do prazo para a aplicação das provas do Saeb, principal sistema de avaliação da educação básica do país. As informações são da Folha de S.Paulo.

Com a prorrogação, o prazo que antes previa a aplicação das provas de 23 de outubro até 10 de novembro, agora vai até o dia 17 de novembro. 

Até esta sexta-feira (20) o governo federal não garantiu a entrega das provas a todos os estados e munícipios brasileiros, como previsto no cronograma. São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul estão entre os locais de atraso.  

Em São Paulo, não foi entregue nem mesmo o material administrativo da avaliação, usado para capacitar os aplicadores da prova. A previsão é que o município só consiga começar a aplicar a prova após o dia 6 de novembro. 

Questionado, o Inep diz que a alteração no cronograma foi feita para "melhor acomodar a complexidade do processo de aplicação dos instrumentos em todo o território nacional e permitir a absorção de intercorrências logísticas". O órgão, porém, não explicou quais interferências logísticas ocorreram. 

O Saeb é realizado desde 1990, a avaliação, que envolve provas de português e matemática, é usada para calcular o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que permite medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

COMENTÁRIOS dos leitores