Recife anuncia contratação de 3.142 profissionais da saúde
A iniciativa, por meio de Projeto de Lei, visa a ampliação Atenção Básica em todo território municipal
Na última quinta-feira (19), a Prefeitura do Recife anunciou a contratação de 3.142 novos funcionários para a área da saúde, por meio de Projeto de Lei (PL), para a ampliação da Atenção Básica em todo território municipal.
O PL foi assinado pelo prefeito João Campos (PSB). “É um trabalho super complexo, mas que nos une no interesse de universalizar o acesso à atenção Básica e de dar esse passo histórico na nossa cidade. O que conseguimos foi botar no papel, conversar e construir conjuntamente. Isso não é pouca coisa, é um passo ousado e não conseguiríamos fazer sozinhos. Também quero agradecer aos sindicatos dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde que são co-autores desse projeto", disse Campos.
Além disso, o projeto possibilitará a convocação de concursados já aprovadas nos cargos de médicos, assistentes sociais, cirurgiões-dentistas, auxiliares em saúde bucal, biólogos, biomédicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, agentes comunitários de saúde e de redução de danos, além de técnicos de laboratório, histopatologia e radiologia.
"Com esse projeto que enviamos para a Câmara temos a possibilidade e a autorização legal para chegar a 100% de cobertura da Atenção Básica no Recife, e o ponto principal é o incremento de mais de 3 mil funcionários da saúde que vão poder compor a nossa rede", afirmou o prefeito do Recife. O PL aguarda aprovação pela Câmara.