Saiba como usar a nota do Enem para estudar no exterior

Estudantes podem concorrer a vagas em instituições fora do país

por Caio Moraes seg, 13/11/2023 - 19:27
Pixabay Estudantes podem concorrer a vagas em instituições fora do país Pixabay

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a porta de entrada mais conhecida no Brasil para entrar em universidades públicas e concorrer a bolsas de estudos em instituições privadas. Além disso, os estudantes que realizaram o vestibular ainda podem concorrer a vagas em instituições fora do Brasil. 

Em Portugal, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem convênio com 51 instituições de ensino. Cada instituição define as regras e os pesos para uso das notas. A lista das instituições está disponível no portal do Inep.

O chamado “Enem Portugal”, é um programa de acordos interinstitucionais entre o Inep e as instituições de educação superior portuguesas, que não envolve transferência de recursos e não prevê financiamento estudantil pelo governo brasileiro. Foi através do Decreto-Lei n.º 36, de 10 de março de 2014, que o programa se tornou possível com uma mudança na legislação portuguesa. Casos isolados já eram aceitos anteriormente, mas só a partir de 2014 isso se transformou no acordo oficial entre as nações.

Outros países

Na Irlanda, fora a nota do Enem, é preciso apresentar o certificado de conclusão do ensino médio e histórico escolar, em instituições como a University College Dublin, o National College of Ireland e a Universidade de Cork. Algumas universidades também exigem que o estudante tenha pelo menos um ano de bacharelado ou licenciatura em uma instituição de ensino superior no Brasil.

Nos Estados Unidos, algumas faculdades que aceitam a nota são: New York University, Northwestern University e Temple University. No caso da NYU, a nota do Enem serve para todos os cursos de graduação, em substituição às provas padronizadas tradicionais como o  Scholastic Aptitude Test (SAT) e o American College Testing (ACT).

Já no Canadá, a nota do Enem é aceita no país por diversas faculdades, como a Universidade de Toronto, University of British Columbia e Humber College. Porém, é preciso seguir outros requisitos, como a conclusão do ensino médio, histórico escolar e certificado de proficiência em inglês no nível sênior.

No Reino Unido, as instituições que aceitam a nota podem pedir a realização do vestibular local, a soma da nota vem junto com outros fatores como a fluência em inglês, histórico escolar do candidato no ensino médio e atividades extracurriculares. Oxford, Universidade de Bristol, Universidade Kingston, Universidade de Glasgow e Birkbeck, University of London são as faculdades que levam em consideração a nota.

A França é um caso mais complexo. No país é obrigatório que os candidatos à vaga tenham sido aprovados antes, no Brasil, em cursos correspondentes àqueles que estão aplicando, além da proficiência na língua. Muitas faculdades têm suas complexidades e regras específicas que o indicado é ver meticulosamente uma por uma, mas as instituições que aceitam a nota do Enem são: Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Lion, Escola Politécnica de Paris, École Normale Supérieure e Université Paris-Saclay.

Em todos os casos é necessária a consulta particular para informar quais detalhes individuais cada faculdade requer do aluno através da sua aplicação com a nota do Enem.

COMENTÁRIOS dos leitores