Inep prorroga prazo de solicitação da reaplicação do Enem
A reaplicação será feita no dia 12 e 13 de dezembro, juntamente com o Enem PPL
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou, nesta sexta-feira (17), a prorrogação do prazo de solicitação da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. De acordo com o órgão, a data limite para que candidatos realizem o procedimento é 20 de novembro. Ainda segundo o Inep, a mudança no cronograma é devido ao feriado, na última quarta-feira (15), da Proclamação da República.
Podem solicitar a reaplicação do exame estudantes que se ausentaram e puderem comprovar doenças infectocontagiosas, que tiveram problemas logístico ou candidatos cujo locais de provas localizados a mais de 30 quilômetros das residências podem pedir reaplicação do Enem 2023, através da Página do Participante.
Os pedidos serão avaliados individualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A realização das provas de reaplicação será juntamente com o Enem para pessoas privadas de liberdade (Enem PLL), nos dias 12 e 13 de dezembro.
Abstenção no Enem 2023
O segundo dia e último de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, no último domingo (12), teve 32% de abstenção em todo o território brasileiro, segundo dados divulgados durante o balanço, realizado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Inep. Já o primeiro dia da avaliação contabilizou o quantitativo de 28,1% de faltosos.