Webinário gratuito discute economia criativa

Encontro reunirá nomes como Jorge Melguizo, Carmen Virgínia e Ronaldo Lemos

ter, 28/11/2023 - 16:03
Reprodução Webinário gratuito discute economia criativa Reprodução

O webinário gratuito de Economia Criativa, promovido pelo Sesc Pernambuco em parceria com o Sebrae PE, busca explorar as complexas interseções entre cultura e construção do futuro criativo. Com palestras, conferências, cursos e apresentações artísticas, o evento visa promover a compreensão das influências culturais nas sociedades contemporâneas.

A conferência de abertura, intitulada "Economia Criativa ou da Cultura: o que é e para quem?", será apresentada por Cláudia Sousa Leitão (CE), mestra em Direito e doutora em Sociologia. Jorge Melguizo, jornalista colombiano, abordará a "Economia Criativa" na segunda conferência. O economista Leandro Valiati (RS) discutirá "Cultura e Mercado" no terceiro dia. O webinário também inclui atividades como o painel sobre "Gastronomia como meio de desenvolvimento de territórios" e apresentações artísticas, como o espetáculo "Decripolou Totepou". Para participar basta se inscrever atráves do link.

A primeira etapa será encerrada por Ronaldo Lemos (MG), especialista em tecnologia e mídia, com a palestra "Superando Desafios e Criando Futuros Criativos". Durante os cursos de 8 a 10 de dezembro, serão abordados temas como "Estratégias de inovação para a economia criativa", "Introdução a tecnologias da cena" e "Criação de conteúdos culturais para internet". Com participantes de diversas regiões do Brasil, o evento promete fomentar o desenvolvimento social e econômico por meio da cultura e da busca por oportunidades transformadoras.

“É preciso discutirmos futuros, não um, mas muitos, e como estes podem impactar em melhorias para as sociedades, a partir de uma visão mais ampla de cultura e educação, criando mecanismos que incluam diversos campos de atuação como as artes, a gastronomia, o turismo, as tecnologias digitais e a sustentabilidade, em suas diversas dimensões, na composição de uma sociedade mais justa, crítica culturalmente. Tudo isso, para contribuir para mudanças profundas e positivas no mundo”, afirma Rita Marize, gerente do Centro Cultural Sesc Garanhuns.

COMENTÁRIOS dos leitores