Manuel Bandeira abre suas portas para o público

Restaurante promete um cardápio repleto de romance e excentricidade

seg, 10/10/2011 - 12:16
Danilo Bezerra/Leia Já Prato "O tempo será", na inauguração do restaurante Manuel Bandeira, nas Graças Danilo Bezerra/Leia Já

Na última quinta-feira (6), a chef Karyna Maranhão deu uma palhinha do que seria seu mais novo espaço de trabalho: o Restaurante Manuel Bandeira. O local, que começa oficialmente a funcionar nesta semana, leva em seu nome uma homenagem ao grande poeta pernambucano que nasceu e morou na casa até seus quatro anos d eidade. Depois, seguiu com seus pais para o Rio de Janeiro e São Paulo.

A decoração clássica do ambiente conta com objetos pessoais do poeta, além de artigos da coleção pessoal de Janguiê Diniz, fundador do Grupo Ser Educacional, e caricaturas assinadas pelo artista plástico Jader Damaná, encomendadas especialmente para o restaurante.

O espaço inova no quesito da gastronomia, com repaginações de pratos tradicionais da nossa cultura, como a cartola preparada com banana defumada, queijo manteiga grelhado e brulé de açúcar mascavo e canela. “Utilizamos nos pratos a técnica e as preparações de cozimento longo com base francesa. É o que podemos esperar deste menu super especial de nomes poéticos”, conta o sous-chef da casa, Armando Plugliese, sobre os pratos que levam nomes de poesias de Manuel Bandeira.

Funcionamento - Nos primeiros 10 dias, a casa funcionará de segunda a sábado, a partir das 17h, apenas para o jantar. Na próxima segunda-feira (17), abrirá suas portas também para o almoço. A cozinha aposta em ingredientes específicos de viagens feitas pela chef Karyna Maranhão e Janguiê Diniz. Karyna confessa que está com viagem marcada para Paris, e que irá trazer ingredientes surpresas para o restaurante. “O serviço contará também com alguns ‘pontos de charme’, que irá oferecer ao público ilhas (entradas) e drinks”, revela.

A equipe está bastante alinhada e conta com dois alunos destaque do curso de gastronomia da Faculdade Maurício de Nassau, Felipe Valente e Jade Cordeiro, para o seu funcionamento. Recentemente, a dupla ganhou a seleção para serem representantes da instituição no “Arena dos Chefs – Pernambuco 10 décadas de sabores”, que será realizado no dia 21 de outubro, no Shopping Tacaruna. O prato que irá concorrer será o Baião de Dois, com trouxinhas de carne de sol recheadas com molho de abacaxi, açúcar mascavo, tomate e coentro acompanhado de cenoura vick.

Happy hours com temas surpresas às sextas-feiras também estão nos planos do restaurante. Segundo o barman Samuel Gomes, o que podemos esperar dos drinks é sofisticação e sabor. Além de clássicos como Kir Royal ele traz criações próprias para casa. Um dos novos drinks que prometem virar sensação da casa é o Mediterrâneo Coquetel, uma espécie de caipirinha com melancia e gengibre.

O metri Pedro Lira revela a inserção de dois vinhos americanos, Redtree Pinot Noir e Cabernet, no cardápio das bebidas, além do Neozelandês Framingham Pinot Noir e os portugueses Esporão e Garfeira. Célia Lourette, coordenadora do restaurante, conta que uma das propostas é fazer uma ponte entre o restaurante e os alunos da Maurício de Nassau. “Serão selecionados estagiários e estes também terão a oportunidade de criar pratos em conjunto com os professores. A primeira professora convidada será Meiga Von Liebig, que ministra na instituição de ensino a disciplina de ‘Chocolates’. A intenção é descobrir os grandes chefs da Nassau”, enfatiza Célia.

COMENTÁRIOS dos leitores