Livro “Bonita Maria do Capitão” é lançado em Salvador

Obra é de autoria da neta de Maria Bonita, Vera Ferreira, em parceria com a professora Germana Araújo

por Adriana Cavalcante qui, 08/03/2012 - 12:12

Maria Gomes de Oliveira, conhecida do grande público como Maria Bonita, a primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros, nascida no dia 8 de março no Dia Internacional da Mulher,  é homenageada com lançamento do livro “Bonita Maria do Capitão”. O evento também conta com exposição de fotos e objetos sobre a sertaneja, além de mesa redonda apra debater sua história, hoje, a partir das 18h, no Palácio Rio Branco– Praça Thomé de Sousa.

A autoria é de Vera Ferreira, que é neta de Maria Bonita, feito em parceria com professora universitária Germana Gonçalves de Araújo. "Esse é um livro diferente do usual que servirá para contribuir para o estudo de interessados na vida dos cangaceiros. A produção do livro ficou muito melhor do que eu esperava. Demorou até demais para eu dar esse presente para minha avó, é um belo presente e encerra as comemorações do centenário dela, que nasceu no dia 8 de março”.  Vera ainda lembra que o lançamento em Salvador não foi por acaso já que Maria Bonita era baiana. “Não poderia deixar de homenagear a Bahia, terra  da minha avó”, concluiu.

A neta dos cangaceiros que desde os 13 anos despertou o interesse  sobre a história de vida da avó, além da parceria especial com a professora Germana, contou, ainda, com a colaboração de 40 pesquisadores.  O livro levou quatro anos para ser produzido.

Serviço

Abertura Oficial da Exposição “Bonita Maria do Capitão”;
19h– Mesa de abertura “08 de março – centenário de Maria Bonita”;
20:30h– Mesa com os colaboradores e colaboradoras do livro “Bonita Maria do Capitão”;
22:00– Apresentação Cultural com Coquetel Regional.

 *A exposição vai até 22 de Março.

 

 
 

COMENTÁRIOS dos leitores