Do remédio ao esmalte
Cosméticos ganham cada vez mais espaço dentro de farmácias e drogarias
Se a moda muda, tudo muda. Mas quem pensa que apenas roupas e sapatos vivem em constante evolução se engana. Os cosméticos também têm que acompanhar essa movimentação. Atualmente, já é possível encontrar uma grande diversidade desses produtos nas prateleiras de farmácias e supermercados – locais em que antes eles não eram comuns.
O que já era uma prática difundida nos Estados Unidos, está ganhando espaço também no Brasil. Sem querer ficar para trás, mais estabelecimentos procuram se especializar no ramo dos cosméticos e hoje é comum entrar em uma drogaria e encontrar uma seção específica para eles. Tinturas para cabelo e esmaltes há muito podem ser comprados em farmácias, mas dessa vez é diferente, o mercado procura – e pede – por uma especialização do serviço.
“Nós sempre vendemos produtos desse tipo. Um cosmético não é remédio nem perfumaria, está no meio termo, tem um pouco dos dois. Quando chegamos aqui em Pernambuco, sentimos a necessidade de expandir. Definimos uma área chamada 'dermocosméticos', para acompanhar esse crescimento, e está dando certo” disse Adriana, gerente da Drogaria Big Ben, no bairro das Graças.
Mas não são só as farmácias que estão mudando. Seguindo o exemplo, grandes redes de supermercados também começam a se adaptar. Prateleiras reservadas para produtos de higiene pessoal e perfumes de marcas conhecidas também ganham espaço. Atualmente, é comum ir fazer a "feira do mês" e reservar um espaço no orçamento para a compra de cosméticos e cremes. Isso também faz parte da mudança de rotina da mulher moderna que, por ter tantas atividades, tem que se moldar ao pouco tempo disponível para cuidar de si mesma.
Os cosméticos também são grandes responsáveis pela movimentação da economia gerada nesses estabelecimentos e esse também é um motivo importante na hora de decidir separar cada produto. “É um ramo com um público diferente, que procura por um tratamento diferenciado. Pensando nisso, também criamos um dia especial para descontos nessa área, o que chama atenção. Nunca deixamos de vender cosméticos”, comentou Adriana.