Fliporto investe em ações permanentes

Festival literário homenageia Nelson Rodrigues em 2012 e acontece em novembro, no sítio histórico de Olinda

por Felipe Mendes qua, 13/06/2012 - 21:40
Felipe Mendes/LeiaJáImagens Edição 2012 da Fliporto foi lançada nesta quarta (13), em Olinda Felipe Mendes/LeiaJáImagens

Foi lançada nesta quarta (13), em entrevista coletiva realizada no Hotel Sete Colinas, no sítio histórico de Olinda, a Fliporto 2012. Estiveram presentes, além do curador Antônio Campos, os Secretários de Cultura de Pernambuco, Alberto Feitosa, o de Olinda, Mauricio Galvão, a Secretária de Patrimônio e Cultura de Olinda, Márcia Souto, e o presidente da Empetur, André Correia.

A oitava edição da Fliporto - a terceira realizada no sítio Histórico de Olinda - homenageia o escritor, jornalista e dramaturgo pernambucano Nelson Rodrigues. Autor de obras clássicas do teatro nacional como Vestido de Noiva, Valsa nº6, Bonitinha, mas ordinária, O Beijo no Asfalto, Os Sete Gatinhos e Toda nudez será castigada. Rodrigues faria 100 anos este ano se estivesse vivo.

A maior novidade deste ano está no forte investimento em ações que não se limitem ao período de realização do festival e tenham caráter permanente. O destaque destas ações é a Casa do Livro Infantil e da Leitura em Olinda, que será instalada no Amparo. Além disso, a página da Fliporto investe em uma TV e uma Rádio online e atualizações durante todo o ano. Outra novidade é a realização da E-Porto Party, I Feira do Livro Eletrônico, Inovação e Tecnologia em Educação do Nordeste, que discute a digitalização do livro e o futuro do suporte para a leitura.



Convidados



Entre os convidados, a Fliporto 2012 traz Ariano Suassuna, Ruy Castro - biógrafo de Nelson Rodrigues, o escritor e historiador nova iorquino Robert Darnton, o moçambicano Mia Couto, considerado um dos mais importantes escritores vivos da áfrica, e Ana Maria Machado, atual presidente da Academia Brasileira de Letras. "Estamos negociando com Isabel Allende", afirmou Antônio Campos, curador da Fliporto, adiantando a possível vinda da escritora chilena, autora de A Casa dos Espíritos.

Também já estão confirmados os nomes de José Castello, crítico literário autor do livro Inventário das Sombras, o biógrafo britânico Barry Miles, João Almino, Heloisa Seixas e Sônia Rodrigues. O jornalista e escritor canadense Cory Doctorow é outro confirmado para a edição de 2012 da Fliporto.



Eventos Complementares



Além da E-Porto Party, a Fliporto realiza diversas atividades complementares ao Congresso Literário. Destaca-se a programação infantil e juvenil realizada na Fliporto Criança e na Fliporto Nova Geração, que terá uma atenção especial aos quadrinhos com a vinda dos ilustradores Silcino e Cris Alhadef. O Prêmio TOC 140, que seleciona poemas publicados na rede social Twitter, cujas postagens têm o limite de 140 caracteres, acontece pela terceira vez.

A Ecofliporto é outra atividade complementar do festival, voltada para a preservação e educação ambiental. Neste ano, o braço ecológico da Fliporto homenageia o paisagista Burle Marx e propõe o tombamento dos baobás da cidade. Ainda acontecem a III Feira do Livro de Pernambuco e a Fliporto Gastronomia, circuito gastronômico inspirado no festival.

Em 2012, a Fliporto acontece na mesma época de outro grande festival realizado em Olinda, o Olinda Arte em Toda Parte, e os dois eventos irão interagir. "A Fliporto é uma festa em que as artes e os artistas conversam e convergem", afirmou o curador do festival Antônio Campos no lançamento, completando, "a população de Olinda está convidada a participar desse movimento chamado Fliporto".

Confira entrevista exclusiva ao LeiaJá da Secretária de Patrimônio e Cultura de Olinda, Márcia Souto, do Secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, do Presidente da Empetur, André Correia e do curador da Fliporto, Antônio Campos:

COMENTÁRIOS dos leitores