Olinda recebe primeira edição da festa Balacubaco

Mistura de ritmos jamaicanos e pernambucanos acontece neste sábado (7), no Eufrásio Barbosa

por Marina Suassuna sex, 06/07/2012 - 10:48
Divulgação/Luringa Orquestra Brasileira de Música Jamaicana é a atração principal da noite Divulgação/Luringa

Neste sábado (7), o Mercado Eufrásio Barbosa, Olinda, vira palco da primeira edição da festa Balacubaco, que recebe a Orquestra Brasileira de Música Jamaicana (OBMJ), de São Paulo, como atração principal, além das bandas pernambucanas Academia da Berlinda e Orquestra Contemporânea de Olinda.



Com um repertório calcado em releituras de clássicos da MPB como Carinhoso de Pixinguinha, O Guarani de Carlos Gomes, Águas de Março de Tom Jobim, Na baixa do sapateiro de Ary Barroso e Trenzinho Caipira de Villa Lobos, a OBMJ promete tirar o público do chão com o ritmo jamaicano. A banda, que veio ao Recife pela última vez o ano passado, no Porto Musical, faz releituras de músicas brasileiras em versão instrumental, transformando-as em ska, reggae e rocksteady. Conhecida por transformar seu show em um verdadeiro baile para ninguém ficar parado, a OBMJ vem ao Recife com seus nove integrantes que se dividem entre o trombone, trompete, flauta, guitarras, bateria, sax, baixo, teclados, barítono e vocais.

A Orquestra Contemporânea de Olinda se apresenta no formato de seu projeto paralelo intitulado Orquestra Toca-PE, que homenageia a cena musical pernambucana, tocando hits de artistas como Otto, Karina Buhr, Mombojó, Eddie, Siba, Lula Queiroga, Cordel do Fogo Encantado, Isaar, China, entre outros. Já os olindenses da Academia da Berlinda apresentam o seu trabalho autoral, já conhecido do público pernambucano. Músicas dos dois álbuns da banda, Academia de Berlinda (2007) e Olindance (2010) irão fazer o público suar ao som de muita cumbia, guarachas, ciranda, coco e ritmos regionais. Durante os intervalos, quem comanda as picapes são os DJs Bahiano e Naguê.

Serviço:



Balacubaco - Orquestra Brasileira de Música Jamaicana, Academia da Berlinda e Orquestra Toca-PE (Orquestra Contemporânea de Olinda)



Sábado (7), 22h



Mercado Eufrásio Barbosa (Varadouro, Olinda)



Informações: 8201-3821

COMENTÁRIOS dos leitores