Para cantar junto e dançar juntinho

Alcione, Roberta Miranda e Academia da Berlinda aqueceram público na esplanada Guadalajara

dom, 15/07/2012 - 13:42

Em um sábado sem chuva, a Praça Guadalajara ficou lotada para conferir as atrações do maior palco do Festival de Inverno de Garanhuns. A animação começou com a apresentação da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, regida pelo performático Maestro Forró, que deu seu show habitual. Em seguida, a Academia da Berlinda fez uma gafieira gigante, colocando todo mundo para dançar e preparando o público para o show de Roberta Miranda. Quem encerrou a noite de shows deste sábado (14) do FIG foi a cantora Alcione.

Maestro Forró trouxe seu projeto Fole Assoprado, em que a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério toca a sonoridade da sanfona usando apenas instrumentos de sopro. Para o FIG 2012, a OPBH trouxe um repertório especial com muitas músicas do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, grande homenageado do 22º Festival de Inverno de Garanhuns.

A Academia da Berlinda trouxe sua sonoridade de baile com ritmos como a cumbia, fazendo muita gente dançar. A maioria das pessoas que vêm a Garanhuns é do Recife, onde a banda faz muito sucesso e costuma lotar seus shows, mas o público do FIG é bastante eclético, como assinala o guitarrista Gabriel Melo: "Não é fácil encarar uma plateia em que muita gente nunca tinha visto a Academia da Berlinda e a gente fez um show totalmente autoral, mas o fato da receptividade ter sido boa indica que a gente está num caminho legal". Para o vocalista Tiné, "A Academia tem um trabalho musical bem popular, é de fácil assimilação para vários públicos diferentes". "É música para o povo", completa o tecladista Hugo Gila.

Cantando os sucessos de seus 25 anos de Carreira, Roberta Miranda fez o público cantar em peso e fazer muito barulho. "Vocês são lindos e cantam maravilhosamente bem", falou a cantora quando estava no palco. "Eu quero agradecer o respeito e o amor que vocês dedicam a mim há 25 anos", completou em outro momento. Roberta incluiu no seu show músicas que estão na moda, como Ex-mai Love, de Gaby Amarantos, e Ai, se eu te pego, o grudento hit de Michel Teló, cantados por seus backing vocals. Após cerca de uma hora e meia em que conquistou o público, Roberta Miranda terminou sua apresentação com a clássica Vá com Deus, para delírio dos fãs.

Para encerrar a noite em grande estilo, Alcione cantou grandes clássicos da música brasileira com sua voz rouca e potente. Passavam das duas horas da manhã quando a Marrom entrou no Palco Guadalajara. Ovacionada pelo público, Alcione desfilou seus sucessos sendo acompanhada por um coral de milhares de pessoas que lotaram a Praça Guadalajara, espantando o frio da madrugada de Garanhuns e emocionando os corações mais românticos. Uma noite para se cantar junto e dançar juntinho.

COMENTÁRIOS dos leitores