Plínio Palhano comemora 40 anos com mostra no CCC

'Plínio Palhano: Trajetórias' tem curadoria de Raul Córdula

por Marina Suassuna ter, 06/11/2012 - 10:25
Divulgação/Daniela Nader Entre as séries expostas está 'Olinda', em que a cor toma conta da paisagem, característica das obras de Plínio Divulgação/Daniela Nader

Três salas de um dos andares do Centro Cultural Correios (CCC) estão sendo ocupadas a partir desta terça-feira (6) com 73 quadros e 29 peças do artista plástico Plínio Palhano. As obras fazem parte das quatro décadas de produção ativa do artista e compõem a mostra Plínio Palhano: Trajetórias, em cartaz até 16 de dezembro.



Integrante da Geração 70 dos artistas pernambucanos, Plínio é um figurativista que foge dos padrões estáticos. Suas pinturas - com tendência à abstração, mas reconhecidas nas telas -  ganham movimento como na série Fernando de Noronha, em que as águas do mar parecem "dançar" na tela.



São 18 séries expostas no CCC, entre elas Partes de Corpo de Animal (1980), Olinda (2007) e Fractus (1996). Todas com inspirações das cores superpostas e entrelaçadas que, segundo Plínio, explodem em suas telas e definem a intensidade de suas obras a partir da escolha da luz. A exposição ainda conta com cerâmicas nas quais o artista reúne utensílios e paineis, centralizando sua temática na figura do peixe. Com curadoria de Raul Córdula, a mostra tem entrada gratuita.



Serviço



Plínio Palhano: Trajetórias



De 6 de novembro a 16 de dezembro



De terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados e domingos, das 12h às 18h



Centro Cultural Correios (Av. Marquês de Olinda, 262 - Recife Antigo)



Informações: (81) 3224 5739 | 3424 1935

COMENTÁRIOS dos leitores