Casal interpreta drama em filme de Danis Tanovic

qui, 14/02/2013 - 10:10

E, de repente, da Bósnia- Herzegóvina-Eslovênia veio um pequeno milagre. O novo filme de Danis Tanovic mistura documentário e ficção, num formato de docudrama. An Episode in the Life of an Iron Picker começou a nascer quando o diretor leu um artigo de jornal, sobre uma história ocorrida com um casal de ciganos. Ele é catador de ferro. Vive com a mulher e as duas filhas em condições precárias, mas é uma boa vida. A mulher começa a sentir-se mal. Ele a leva para um centro médico, em busca de atendimento. A mulher estava grávida, mas perdeu o bebê e agora é preciso um procedimento simples, uma curetagem, mas de qualquer maneira caro para o casal. Eles não têm seguro, recorrem a vários hospitais e instituições. Nenhuma ajuda. No limite, conseguem o seguro social de outra pessoa, senão ela morreria de infecção generalizada, com o bebê morto em seu ventre.

A história é real e Tanovic a reconstitui com os próprios protagonistas. Ninguém é ator em cena, talvez um ou dois (os médicos). Na coletiva, Senada Alimanovic, a mulher, disse que gostaria que o que ocorreu com ela não se passe com nenhuma pessoa. Nazif Mujic, o marido, hoje dirige uma associação, uma ONG, que trabalha principalmente com crianças, tentando criar condições para que estudem, tenham assistência médica. "Não se fala em outra coisa senão na crise econômica que atinge a Europa. Em meu país, vivemos em crise pelo menos nos últimos 35 anos, incluindo uma guerra terrível que provocou morte e destruição. Em vez de ceder ao desespero, eu filmo para contar essas histórias." Um Episodio na Vida de Um Catador de Ferro é um convite à ação, à solidariedade.

Poderia ficar nas boas intenções e o cinéfilo sabe que o caminho do inferno é pavimentado com filmes que não vão além das telas. Não é o caso de Tanovic, que filma bem - ele até já ganhou o Oscar por Terra de Ninguém - e aqui assina outra obra austera, rigorosa e de grande densidade emocional. Só para efeito de comparação - Lota de Macedo Soares tem um piti e joga na cara de Elizabeth Bishop que ela nunca disse que a amava, no filme brasileiro de Bruno Barreto, Reaching of the Moon. Lota é um trator, egocêntrica, dominadora e talvez nem tenha consciência de que é. Faz parte da arrogância da classe dirigente a que ela pertence.

O cigano de Tanovic nem tem tempo de dizer à mulher que a ama, mas em todos os seus gestos, no seu desespero para salvá-la, o espectador identifica um sentimento profundo. No final, o filme volta ao começo, o casal na casa. Acende-se a luz e o marido reclina a cabeça no ombro da mulher. É o seu gesto de carinho, a sua maneira de dizer que a ama, e o espectador a entende.

As informações são do jornal O Estado de S.Paulo

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