Exposição de moda põe público na passarela

sex, 08/03/2013 - 09:10

Os mais observadores já devem ter visto. Nas ruas paulistanas há árvores de calça jeans. Na esquina das Ruas Oscar Freire com Consolação, nos Jardins, tem uma bem frondosa que está de roupa desde quarta-feira (06). A ação faz parte da Move!, exposição de moda nada convencional, que abre as portas para o público no sábado (09) no Sesc Belenzinho, na zona leste de São Paulo.

A mostra reúne trabalhos de estilistas nacionais, como Alexandre Herchcovitch e Dudu Bertholini, e internacionais, caso de Diane Von Furstenberg e Marc Jacobs, entre outros. Eles fecharam parceria com artistas plásticos para construir espaços dentro do Sesc, que ofereçam experiência lúdicas e informativas.

A exposição foi apresentada em 2010 no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMa), com 12 trabalhos. Dois vieram para São Paulo. Trata-se da intervenção das árvores, do americano Peter Coffin, que foi espalhada em seis pontos da capital.

O segundo é uma passarela de desfiles batizada de Looks, construída por Rob Pruitt, autor do monumento a Andy Warhol, e o estilista Marc Jacobs. Na porta dessa instalação, o visitante será recebido por uma coordenadora de bastidor, vestida de preto, com escuta na orelha, que o encaminha para a sala de desfile.

A sala é um grande corredor, que funciona como um estúdio de chroma-key, técnica usada na TV, que permite a projeção de imagens de um desfile de Marc Jacobs.

Os outros seis trabalhos foram construídos sob medida para a realidade brasileira. "O espaço do Sesc permite explorar ainda mais a criatividade", diz Antônio Haslauer, diretor da mostra. "O MoMa tem uma série de restrições internas". No total, serão sete estações.

A mostra foi espalhada por vários cantos do Sesc. Até a piscina vira palco para um trabalho de Francisco Costa, diretor criativo da Calvin Klein, que veste quatro atletas, especialistas em nado sincronizado. Na água, a imagem das nadadoras são captadas por uma lente, que, nas mãos do artista plástico Vic Muniz, dá um efeito caleidoscópico ao show. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

COMENTÁRIOS dos leitores