Festa da Lavadeira ameaçada novamente

Produção do evento afirma que Prefeitura do recife não autorizou a realização da festa Patrimônio Cultural

por Felipe Mendes dom, 14/04/2013 - 21:31
André Nogueira/LeiaJáImagens/Arquivo Manifestações culturais caracterizam a Festa da Lavadeira, ameaçada de não acontecer em 2013 André Nogueira/LeiaJáImagens/Arquivo

Uma das mais tradicionais festas voltadas à cultura popular do país, a Festa da Lavadeira pode não acontecer em 2013. Segundo a produção do evento, a Prefeitura do Recife não autoriza a realização da festa "porque a logística necessária para realizar o evento é muito complexa".



A Festa da Lavadeira postou em seu perfil oficial do facebook um comunicado afirmando que já contratou diversos grupos culturais junto com a Fundarpe e está esperando confirmação de patrocinadores. Ainda segundo o comunicado, a produção, ao saber do impedimento da realização do evento no Marco Zero, propôs o Cais da Alfândega, que também foi descartado pela prefeitura.



A organização teria sugerido então o bairro de São José, palco maior do carnaval recifense ao abrigar o Galo da Madrugada, mas novamente teria recebido uma resposta negativa do Conselho Gestor do Recife. Os realizadores da festa afirmam que não desistiram de realizá-la.



Histórico de problemas com local

A Festa da Lavadeira surgiu há 27 anos na praia do Paiva, Zona Sul da Região Metropolitana do Recife. Tendo como inspiração uma escultura de uma mulher lavando roupas, foi ganhando proporção e atraindo cada vez mais pessoas, que iam conferir apresentações de grupos de cultura popular.



Cocos, caboclinhos, maracatus e artistas diversos eram presença certa na Festa da Lavadeira, que reunia dezenas de milhares de pessoas na praia do Paiva. Em 2006, a Festa da Lavadeira foi considerada Patrimônio Cultural de Pernambuco pela lei estadual 13.042.



Mas com a chegada de grandes empreendimentos imobiliários ao Paiva, a Lavadeira foi tendo cada vez mais dificuldade para ser realizada, até que, em 2012, foi impedida de acontecer em seu local original. A solução foi, então, trazê-la para o Recife, onde a festa aconteceu no Marco Zero.



Leia na íntegra a postagem da Festa da Lavadeira no facebook:



"Dia 03 de abril o Conselho Gestor da PCR nos informou que havia o impedimento de ocupar a Praça do Marco Zero, em razão do plano de mobilidade e nova utilização do Marco Zero, acatamos a decisão e propomos levar o palco para a Rua do Paço Alfândega resolvendo a questão.

Dia 09 de abril o Conselho Gestor da PCR avisou que não poderíamos ocupar o Bairro do Recife Antigo de maneira nenhuma, surpresos, provocamos uma reunião com a Secretaria de Turismo Municipal e a administração do Bairro do Recife Antigo tentando reverter à impossibilidade de realização da Festa, inclusive propondo para incorporar ao evento um Passeio Ciclístico Cultural com premiação para a bicicleta mais decorada além da criação de um Bicicletário para centenas de bicicletas, de nada adiantou, voltaram a negar qualquer possibilidade de realização da Festa da Lavadeira no Bairro do Recife Antigo e nos pediram uma alternativa.

Propomos realizar a 27ª Festa da Lavadeira no Bairro de São José, local onde já acontece o Galo da Madrugada e também é Polo do Carnaval do Recife, a proposta foi bem recebida e começamos as reuniões com os órgãos competentes da Prefeitura como Dircon e CTTU, tudo caminhando bem até as 16h, quando fomos informados que a Prefeitura do Recife não autorizava a realização da 27ª Festa da Lavadeira nem no Bairro do Recife Antigo nem no Bairro de São José porque a logística necessária para realizar o evento é muito complexa"

COMENTÁRIOS dos leitores