Marieta Severo é a melhor atriz do Cine PE 2013

Artista faz parte do elenco do longa ‘Vendo ou Alugo’ que faturou 12 troféus Calunga, além dos prêmios especiais da crítica e do júri popular

por Swã Medeiros sex, 03/05/2013 - 03:03

O Cine PE Festival do Audiovisual finalizou sua 17ª edição nesta quinta (02), no Teatro Guararapes, com a entrega dos trófeus Calunga. O longa Vendo ou Alugo, dirigido por Betse de Paula, foi o grande vencedor do festival, levando 12 Calungas, além dos prêmios especiais da crítica e do júri popular.

Entre os 12 trófeus que o longa recebeu estão os prêmios de Melhor Atriz para Marieta Severo, que interpreta Maria Alice, e Melhor Atriz Coadjuvante para Nathália Timberg que faz o papel da mãe de Marieta no filme carioca. A diretora Betse de Paula, emocionada, disse ao receber a última Calunga no palco do festival que a exibição do longa no Cine PE 2013 mudou a maneira do filme e que estava bastante contente. Além disso, afirmou que Vendo ou Alugo estreia dia oito de agosto nos principais cinemas brasileiros. O longa pernambucano mais esperado durante todo o Cine PE 2013 o Rio Doce – CDU também foi premiado levando o prêmio de Melhor Edição de Som (realizada por Catarina Apolonio).

Antes de iniciar as premiações, houve uma homenagem aos 90 anos do cinema pernambucano e ao cineasta Fernando Spencer que já foi cronista do Diario de Pernambuco por 40 anos, diretor da Divisão de Teatro e Cinema da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura do Recife e coordenador da cinemateca da Fundação Joaquim Nabuco. Após a solenidade, foi exibido pela primeira o longa Os sonhos de um sonhador (SP) que retrata todas a trajetória do cantor Frank Aguiar.

A primeira honraria a ser entregue foi pela ABD-PE/APECI (Associação Brasileira de Documentaristas-Seção Pernambuco/Associação Pernambucana de Cineastas). A Comissão escolheu como melhor curta da mostra pernambucana o filme Os Silenciosos não mudam o mundo, dirigido por Alexandre Alencar. Em seguida, ainda pela ABD-PE/APECI, o melhor curta da mostra nacional escolhido pela associação foi A Guerra dos Gibis (SP), de Thiago Mendonça e Rafael Terpins.

O prêmio Aquisição, concedido pelo Canal Brasil, foi adquirido pelo curta O Fim do Filme (SP), de André Dib. “Fico muito contente pelos prêmios recebidos, pois esse é meu primeiro filme e a vontade de querer fazer mais só aumenta. Ainda mais depois dessas Calungas”, disse André Dib emocionado - que além do troféu do Canal Brasil foi premiado em mais quatro categorias. O prêmio Aquisição inclui também R$ 15 mil e a exibição do curta na programação do canal. 

Os destaques da 17ª edição do Cine PE, que teve como homenageados a atriz Marieta Severo, o documentarista Silvio Tendler e o representante do canal 100 Alexandre Niermeyers, ficaram por conta do longa Vendo ou Alugo com 12 Calungas, do ator João Miguel que ganhou o troféu de Melhor Ator na Mostra Competitiva de Longas Metragens e do filme Giovanni Improtta (que marca a estreia de José Wilker na direção) que levou a Calunga de Melhor Fotografia para Lauro Escorel.

Confira a lista dos premiados:

Mostra Competitiva de Curtas Metragens Digitais

Melhor Atriz

Gabriela Cerqueira - O Fim do Filme (SP)

Melhor Ator

Gabriel Bodstein - O Fim do Filme (SP)

Melhor Direção de Arte

Natalia Vaz - A Guerra dos Gibis (SP)

Melhor Trilha Sonora

Sergio Kafejian - Aluga-se (SP)

Melhor Edição de Som

Nick Graham-Smith - Linear (SP)

Melhor Montagem

Alison Zago - A Galinha que Burlou o Sistema (SP)

Melhor Fotografia

Cauê Laratta - A Galinha que Burlou o Sistema (SP)

Melhor Roteiro

José Roberto Torero – Íris (SP)

Melhor Diretor

André Dib - O Fim do Filme (SP)

Melhor Filme

Linear (SP) - de Amir Admoni

 

Mostra Competitiva de Longas Metragens

Melhor Filme

Vendo ou Alugo (RJ) - de Betse de Paula

Melhor Atriz

Marieta Severo - Vendo ou Alugo (RJ)

Melhor Ator

João Miguel - Bonitinha, mas Ordinária (RJ)

Melhor Atriz Coadjuvante

Nathalia Timberg - Vendo ou Alugo (RJ)

Melhor Direção de Arte

Emily Pirmez - Vendo ou Alugo (RJ)

Melhor Trilha Sonora

Bandeira Oito, Nelson Jacobina e Jorge Mautner - Vendo ou Alugo (RJ)

Melhor Edição de Som

Catarina Apolonio - Rio Doce – CDU (PE)

Melhor Montagem

Marta Luz - Vendo ou Alugo (RJ)

Melhor Fotografia

Lauro Escorel - Giovanni Improtta (RJ)

Melhor Roteiro

Betse de Paula, Maria Lucia Dahl, Julia Abreu e Mariza Leão - Vendo ou Alugo (RJ)

Melhor Diretor

Betse de Paula - Vendo ou Alugo (RJ)

Prêmio Especial da Crítica

Vendo ou Alugo (RJ) - de Betse de Paula

COMENTÁRIOS dos leitores