Fotógrafa lança seu olhar sobre os terreiros de xangô
Livro ‘O sagrado, a pessoa e o orixá’, de Roberta Guimarães, vai ser lançado nesta quinta (16), na Livraria Cultura
A fotógrafa pernambucana Roberta Guimarães visitou 12 terreiros de xangô entre as cidades do Recife, Olinda, Paulista Goiana, registrando rituais e cerimônias, muitas vezes reservados. O fruto desse trabalho, que traz uma abordagem inédita sobre cultura e religião no Recife, pode ser conferido nas 160 páginas do livro O sagrado, a pessoa e o orixá, que será lançado nesta quinta (16), às 19h, na Livraria Cultura do Paço Alfândega.
Buscando interferir o mínimo possível nas cerimônias registradas, a fotógrafa pernambucana precisou se adequar tecnicamente para preservar a qualidade das imagens. Em rituais específicos, por exemplo, não era permitido o uso do flash. Além disso, Roberta ressalta que, em algumas sessões fotográficas, trabalhou mais de 12 horas seguidas, acompanhando rituais extremamente detalhistas, como o Ebó das Águas, em que o adepto passa por uma preparação, vai se banhar num rio e depois retorna ao terreiro para finalização da cerimônia.
Com mais de 20 anos de experiência, Roberta Guimarães é formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e cursou Fotografia no Instituto Superiore di Fotografia de Roma (Itália). Atuou como repórter fotográfica na Folha de Pernambuco e no Jornal do Commercio, além disso é diretora e sócia fundadora da Agência Imago. Entre outros trabalhos de Roberta, está o livro “Brincantes da Mata”, em parceria com as fotógrafas Rose Gondim e Tuca Siqueira.
Serviço
Lançamento do livro O sagrado, a pessoa, o orixá
Quinta (16), às 19h
Livraria Cultura do Paço Alfândega (Rua Madre de Deus, s/n)
Gratuito