Ditadura militar é tema de mostra de cinema

'Cinema pela Verdade' chega ao Recife com a exibição de quatro filmes inéditos sobre o tema

por Priscila Urpia sex, 14/06/2013 - 16:21
Divulgação Carlos Marighella foi o maior inimigo da ditadura militar no Brasil Divulgação

A Mostra Cinema pela Verdade chega ao Recife nesta segunda (17) com a exibição do longa brasileiro Marighella, de Isa Grinspum Ferraz. A mostra acontece às 19h, no Auditório térreo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, UFPE. Na terça (18), às 13h, será exibido o documentário Eu me lembro, de Luiz Fernando Lobo, no auditório do Centro de Educação. As exibições acontecem simultaneamente em universidades dos 27 estados da federação até o mês de agosto.

A 2ª edição da mostra foi criada com o objetivo de promover exibições de filmes seguidas de debates sobre o período da ditadura militar brasileira e seus desdobramentos, bem como a relação com as ditaduras contemporâneas da América Latina. O projeto surgiu através da contemplação do edital Marcas da Memória da Comissão de Anistia, que procura promover eventos e projetos com foco no período marcante da história brasileira.

Para esta edição foram selecionados dois documentários sobre a ditadura no Brasil e dois filmes de ficção sobre o período da ditadura na Argentina e no Chile. Entre as produções brasileiras estão Eu Me Lembro, de Luiz Fernando Lobo, e Marighella, de Isa Grinspum Ferraz. Já a ficção Infância Clandestina, de Benjamín Ávila, é uma coprodução Brasil-Argentina, e No, de Pablo Larraín, faz um recorte sobre a ditadura chilena. As exibições seguem até o mês de agosto. 

Serviço

Segunda (17) | 19h

Mariguella, de Isa Grinspum Ferraz

Centro de Filosofia e Ciências Humanas, auditório do térreo, UFPE

Gratuito

Debatedores: Francisco de Assis e um segundo a confirmar

Terça (18) | 13h

Eu me lembro, de de Luiz Fernando Lobo

Centro de Educação, auditório do 1o andar, UFPE

Gratuito

Debatedores: Natália Barros e Tulio Velho Barreto











COMENTÁRIOS dos leitores