Com financiamento coletivo, obra Eu Capibaribe é produzida
Projeto 'Eu Capibaribe' utiliza modalidade de financiamento pre-tail para aproximar o público do produto
Pensando na relação que o pernambucano tem com o Rio Capibaribe, a Editora Caleidoscópio, formada pela designer Gisela Abad e o arquiteto Márcio Erlich, inicia a produção do livro ‘Eu Capibaribe’, que está previsto para ser lançado no dia 24 de novembro, data comemorativa do Rio. O projeto, que visa engajar os ‘amantes’ do Capibaribe, será viabilizado através da estratégia pre-tail, modalidade de financiamento ainda pouco utilizada no País.
Com um novo olhar, a obra reunirá fotografias, geografia, literatura, e histórias para apresentar ao mundo o Rio Capibaribe e suas particularidades. Para ilustrar a obra, o grupo é composto pelos fotógrafos Alexandre Severo, Eduardo Queiroga e Marília Erlich. Já os textos ficam por conta do escritor e professor Anco Márcio, do geógrafo Antônio Carlos de Barros Correia e do arquiteto bela-suiço, radicado no Recife, Julian Chitunda.
A novidade da iniciativa é a forma de financiamento da obra. A ideia é integrar a equipe, que produz o livro, aos 'amantes' do Rio. Dessa forma, os escritores e fotógrafos não serão os únicos a colocar a ‘mão na massa’. Sendo assim, o grupo investe no modelo de financiamento coletivo, aproximando o público ao produto que será produzido.
A modalidade é o pre-tail, quando a compra do produto é efetuada ainda na fase de produção. Com isso, quem utiliza o pre-tail adquire o livro no valor mais barato e cada pessoa que contribuir tem o nome inserido no trabalho, na lista do rodapé da obra. O ‘Eu Capibaribe’ pode ser adquirido através do Eventick.
Divulgação - Entrando no ritmo das redes sociais, o grupo lançou Fan Page ‘Eu Capibaribe’, que tem como foco divulgar a iniciativa do trabalho. Na página, o público pode interagir, compartilhando, curtindo e enviando curiosidades e vídeos. Na última semana, vários internautas conjugaram o verbo ‘Capibaribar’, publicaram vídeos que marcaram o lançamento do projeto Confira um deles: