Herança da língua tupi no Sarau Plural
Recital lítero-musical recebe o sociólogo e professor Roberto Harrop
O Sarau Plural do mês de agosto traz como convidado especial o sociólogo, professor e pesquisador da língua e cultura tupi Roberto Harrop na terça (27), às 19h, na Arte Plural Galeria. Ele se une aos escritores e jornalistas Homero Fonseca e Marco Polo na 37ª edição do projeto, que traz como tema Tupi or not tupi. A entrada é aberta ao público.
Roberto Harrop é pernambucano, formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além de especialista em metodologia e técnicas de pesquisas sociais e educacionais pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP). É estudioso do tupi antigo e suas relações atuais com a cultura brasileira. Foi pesquisador da Divisão de Antropologia Tropical da UFPE e secretário do Seminário de Tropicologia, ambos fundados e dirigidos pelo sociólogo Gilberto Freyre.
Entre os assuntos que serão abordados no recital lítero-musical estão a língua brasílica no período colonial, as influências do tupi no enriquecimento da língua portuguesa e o retorno às origens – movimentos e reivindicações dos povos da floresta. A programação inclui textos e poemas de Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Gonçalves Dias, Jaime Llullu Manchineri, Raul Bopp, Kent Nerburn. Já a trilha sonora contempla composições de Augusto Calheiros e René Bittencourt, Caetano Veloso, Djavan, Gilberto Gil, Beto Guedes e Villa-Lobos.
Serviço
Sarau Plural - Tupi or not tupi
Terça (27) | 19h
Arte Plural Galeria (Rua da Moeda, 140 - Bairro do Recife)
Gratuito
(81) 3424 4431