Em Nova York, é tempo de frevo
Cantor André Rio se apresentou em Seaport, Manhattan, para divulgar Pernambuco
A sexta-feira (30) em Nova York, nos Estados Unidos, foi de muita pernambucanidade. Durante a manhã, um arrastão com direito a muito frevo e bonecos gigantes invadiu a Times Square distribuindo sombrinhas e camisas para as pessoas que pararam para ver, ouvir e - porque não - dançar a cultura pernambucana.
Mais de cinquenta pessoas, todas devidamente trajadas com uma camisa que faz alusão a Pernambuco como destino turístico, ocuparam a escadaria da Times Square fazendo uma grande festa. O apresentador Serginho Groismann, que vai novamente apresentar o Brazilian Day em Nova York, marcou presença, bem como o seu boneco gigante.
Durante a tarde, a música de Pernambuco ecoou também em Seaport, no sul de Manhattan. André Rio e sua banda realizaram apresentações tocando variados ritmos típicos do Estado: frevo, maracatu, forró e até Mangue, uma verdadeira mostra da diversidade musical de Pernambuco. Os show tiveram também a presença de bonecos gigantes e passista.
A música contagiou muita gente que passava pelo famosos ponto turístico de Manhattan. A israelense Gali Rosenberg, que está passando uma temporada de dois meses nos Estados Unidos, foi uma das pessoas que se arriscaram no passo do frevo. Ela, que nunca foi ao Brasil, disse ter amigos brasileiros, mas não conhecer o ritmo tipicamente pernambucano.
"O que eu gosto na cultura brasileira é que ela é quente e as pessoas sabem como celebrar a vida", disse a turista israelense, enquanto aprendia alguns passos do frevo empunhando uma sombrinha. As atividades fazem parte da campanha Pernambuco é só chegar, promovida pela Secretaria de Turismo de Pernambuco e Empetur, com o objetivo de promover Pernambuco como destino turístico aproveitando o Brazilian Day, que acontece no próximo domingo (1º).
*O repórter viajou a convite da Empetur