Fliporto além da literatura

IX festa literária internacional de Pernambuco reúne famílias interessadas em inserir seus filhos em um universo cultural

por Mari Frazão sex, 15/11/2013 - 19:30

Realizada há 9 anos, a festa literária internacional de Pernambuco (Fliporto) reúne pessoas de todas as idades para celebrar não só a literatura, mas a cultura com um todo. Nesta sexta (15), data em que é comemorada a Proclamação da República, o Centro histórico de Olinda movia-se em torno do evento. Deixando de lado a ida à praia ou o passeio no Shopping, várias famílias prestigiaram o evento. "Tenho duas filhas e cheguei a cogitar a possibilidade de passar o fim de semana na praia, mas acredito que seja mais importante para a formação delas fazer parte deste universo e prestigiar essa grande festa", comentou Walter Lima. 

Em uma época em que crianças trocam as ruas e as bolas de futebol por tablets, celulares e computadores, a Fliporto 2013 é uma forma de incentivo ao real e à literatura e, durante os quatro dias de celebração, o evento contará com várias programações voltadas para o público infanto-juvenil.

"Acho a Fliporto muito importante e sempre que posso venho com a minha filha, pois é uma forma de estimular as crianças a gostarem de ler e interagirem com outras crianças", avaliou a comerciante Fernanda Lopes. Mãe de uma menina de 11 anos, ela falou sobre sua preocupação em relação à formação cultural da filha: "Sinto a necessidade de inseri-la no mundo real e fazê-la esquecer um pouco do virtual".

A professora de educação musical Maria Rejane, à frente do coral do Centro Educacional Lubienska, formado por crianças do ensino fundamental 1, também explanou sua opinião sobre a importância em inserir as crianças no universo cultural. "A arte é uma linguagem da alma e nos faz ver o mundo com um olhar diferente, então precisamos nos espelhar em outros países e trilhar esse caminho de inserção à cultura e reforço da educação", destacou. 

A estrutura da Fliporto também conta com brinquedos ao ar livre, como gangorras e balanços, além de oficinas infantis e contações de histórias. 

Confira a programação. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores