Animação em foco no Festival Internacional de Stop Motion
Todas as atividades do evento, que acontece em vários espaços, são gratuitas
De terça (26) a sábado (30) Recife vai receber o III Festival Internacional Brasil Stop Motion, evento com mostras competitivas, oficinas e outras atividades voltadas para a animação. Este ano, o festival recebeu mais de 200 filmes de 38 países, dos quais foram selecionados 60. Além destes, serão exibidos 20 trabalhos de diretores convidados. A programação completa está disponível no site do evento, que é gratuito.
As mostras competitivas e de convidados acontecem no Cinema São Luiz. Já a mostra com audiodescrição será no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), enquanto que as oficinas acontecem na Fundaj e na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).
O homenageado deste ano é o renomado diretor inglês Barry Purves, que realiza na quarta-feira (27), das 14h às 17h, uma Master Class com tradução simultânea, na Fundação Joaquim Nabuco, no Derby. Outra presença confirmada é a de Policarpo Graciano, coordenador de estúdio da Animaking, que vai lançar em dezembro o filme Minhocas, o primeiro longa brasileiro em Stop Motion.
Este ano haverá também a Mostra Especial Brasil Stop Motion, com audiodescrição para que as pessoas cegas ou com qualquer outra deficiência visual possam acompanhar o filme. O encontro é coordenado por Liliana Tavares da Com Acessibilidade Comunicacional.
Outra novidade é o júri formado por crianças para premiar os filmes da Mostra Infantil, da sessão de sábado (29), no Cinema São Luiz, às 17 horas. O júri é formado por cinco crianças, de 9 a 12 anos, e é coordenado pela videasta Maria Eduarda Andrade.
Serviço
III Festival Internacional Brasil Stop Motion
Terça (26) a domingo (30)
Cinema São Luiz (Rua da Aurora, 175 – Boa Vista); Fundação Joaquim Nabuco (Rua Henrique Dias, 609 – Derby); Universidade Católica de Pernambuco (Rua do Príncipe, 526 – Boa Vista)
Gratuito