A sistematização do frevo, enfim, parece virar realidade
Paço do Frevo está com inscrições abertas para cinco cursos voltados para o ensino musical do ritmo
A sistematização do ensino musical do Frevo, Patrimônio Imaterial e Cultural da Humanidade, finalmente dá seus primeiros passos. O Paço do Frevo, no Bairro do Recife, está com inscrições abertas para cinco cursos voltados para o ensino do frevo e que serão ministrados por professores como Maestro Spok, Maestro Duda, Maestro Édson Rodrigues, Maestro Nenéu Liberalquino e o músico Kássio Almeida. As inscrições devem ser feitas até a próxima sexta-feira (14) através do telefone (81) 3355 9524 ou pelo e-mail cursos@frevo.org.br.
“A gente acredita que o Paço do Frevo será um espaço de convivência e convergência e daqui a dois anos vamos colher os frutos que foram plantados agora. Nesse primeiro bloco, estamos voltados ao frevo de rua. No segundo semestre, a mesma cartela de cursos, mas com outros mestres, será voltada para o frevo de bloco. E estamos com um projeto de residência artística, o qual daremos mais detalhes em breve”, comenta André Freiras, coordenador do Núcleo de Música do Paço do Frevo.
Ao todo, serão oferecidos pelo Paço do Frevo quatro cursos voltados para iniciados na música: Prática de Orquestra, com o Maestro Spok; Técnica e Interpretação de Música, com o Maestro Édson Rodrigues; Harmonia Popular, com Maestro Nenéu Liberalquino; e Orquestração e Arranjo, ministrada pelo Maestro Duda. As aulas custam R$ 60 por mês e há 20 vagas disponíveis por turma. Haverá também 25 vagas para aulas gratuitas e abertas ao público geral de Técnica Vocal, com o professor Kássio Almeida.
Estudantes da rede pública e membros de agremiações terão prioridade. “Queremos qualificar as orquestras, porque orquestra de frevo não falta. O que falta é sonoridade, a renovação de repertório, e o Paço do Frevo vai funcionar como uma incubadora nesse sentido”, explica André.
Para o Maestro Nenéu Liberalquino, esse é o primeiro passo para a sistematização do frevo. “Têm dois gêneros da Música Popular Brasileira, o choro e a bossa-nova, que contam com uma sistematização bastante intensa. Hoje você encontra métodos nas escolas no Rio de Janeiro para estudar o choro, por exemplo, e de lá saem meninos de 17 e 18 anos tocando muito. Se a gente perceber isso, vamos ver o quanto os outros gêneros, como o frevo, precisam disso”, explica Nenéu. “Para que o frevo possa ser tocado pelo mundo todo é necessário que ele seja sistematizado”, conclui.
Neste sentido, segundo o Maestro Édson Rodrigues, é necessário que seja elaborado um real book do frevo. “Se nós não conseguirmos fazer isso, o trabalho que estamos desenvolvendo aqui não terá sentido”. Quem tem a mesma opinião sobre o assunto é o Maestro Spok. “Nos EUA isso já existe há anos. O real book para o frevo seria interessante porque você pegaria todos os instrumentos que fazem parte da melodia e junta tudo numa coisa só. E isso para o mundo é maravilhoso, porque qualquer pessoa vai poder tocar o ritmo nascido aqui”, comenta Spok.
Cursos oferecidos pelo Paço do Frevo
O curso de Prática de Orquestra, voltado para o estudo de identificação e diferenciação dos conceitos da afinação, timbre, articulação e emissão sonora, será realizado de 17 de março a 18 de junho, nas segundas e quartas-feiras, das 9h às 11h. Os participantes devem ter domínio da escrita e leitura musical e possuir instrumentos. Já o Técnica e Interpretação Musical do Frevo começa no próximo dia 18 de março e segue até 19 de junho, durante as terças e quintas e das 9h às 11h. É necessário que os interessados saibam ler e escrever partituras e levem seus instrumentos para aprender o estudo e execução dos padrões de regência, articulações, entradas e ataques, dinâmicas e andamentos na perspectiva do instrumentista e do regente, entre outros.
Voltado para músicos com habilidade básica em pelo menos um instrumento harmônico (violão, piano ou cavaquinho), o curso Harmonia Popular levará o participante a estudar a execução dos campos harmônicos maior e menor, as escalas aplicadas aos acordes, a aplicação das dissonâncias, entre outros assuntos. As aulas terão início no dia 3 de abril e encerram no dia 19 de julho, e acontecem sempre nas quintas e sábados, das 15h às 17h. Dentre os cursos pagos, por fim, o curso de Orquestração e Arranjo seguirá de três de abril a 18 de julho, nas quartas e sextas, das 15h às 17h, As aulas são de nível avançado e pretendem levar aos alunos o estudo da execução de técnicas de composição, orquestração, arranjo e transcrição. Além disso, praticará a percepção melódica e harmônica, a estruturação estética musical e a análise de gêneros musicais como o Frevo de Rua e Frevo Canção.
O único aberto ao público geral e gratuito, o curso Técnica de Vocal será realizado de 19 de março a 16 de maio, nas quartas e sextas-feiras, das 16h às 18h. As aulas irão abordar assuntos relacionados à voz como aparelho fonador, afinação, respiração, emissão vocal, ressonância e impostação, entre outros temas.
Serviço
Cursos de música oferecidos pelo Paço do Frevo
Inscrições até sexta (14)
Paço do Frevo (Praça do Arsenal da Marinha, s/n - Bairro do Recife)
(81) 3355 9524
cursos@frevo.org.br