Recifusion colore mais uma vez o Recife com grafitagens

Sexta edição do festival vai trazer mais de 300 grafiteiros para a capital pernambucana

por Marcus Fernandes sex, 21/03/2014 - 15:28

Começa neste sábado (22) a programação da sexta edição do Recifusion, um dos maiores festivais de artes visuais de Pernambuco com foco no graffiti. As atividades encerram com a Culminância Cultural a ser realizada nos dias 29 e 30 de março, na Praça da Várzea, Zona Oeste do Recife, com a presença de mais de 300 grafiteiros, entre convidados e voluntários nacionais e internacionais, além de shows e feira de produtos em geral, entre outras. A programação, que é gratuita, conta também com lançamento de livro e exposições sobre o tema.

“O Recifusion é hoje um encontro multicultural, e não apenas voltado só para o graffiti. Ele se transformou com o tempo numa coisa maior e que já atrai outros públicos, e isso fica claro durante a programação quando pessoas de vários estilos interagem entre si. Até porque este tipo de arte de rua não abrange apenas quem faz parte da cena, ele está em galerias, em residências e tudo mais”, comenta Junior Eu, grafiteiro e coordenador geral do evento, em entrevista ao LeiaJá.

O festival acontece no Recife há cinco anos e foi criado para comemorar o Dia Nacional do Graffiti (27 de março) com o objetivo de articular e viabilizar o diálogo entre os artistas e a sociedade, através de exposições e intervenções de arte durante todo o mês. Este ano o Recifusion faz uma homenagem a Jopa, grafiteiro que faleceu recentemente e era integrante da Crew AEO, sigla que significa Arte Expresso Olindense.

“Quem pinta no Recife, e até quem não pinta, já viu ‘trampo’ dele. Ele era o que mais atuava por aqui, e tinha um estilo próprio que era mais pra marcar mesmo. Uma vez Jopa me disse que tinha uma marca de fazer mil artes na rua no ano passado. A gente o tem como o cara que mais marcou a cidade. Uma pessoa muito disposta pra fazer o graffiti, que saia com a mochila cheia de lata e saia carimbando tudo no estilo Bombing”, revela Junior Eu, que também é integrante do Crew AEO.

Livro sobre graffiti no Nordeste

O lançamento da obra A Arte Urbana do Nordeste do Brasil, que reúne vários trabalhos e a diversidade de estilos de artistas dos nove estados da região, será realizado neste sábado (22), às 19h, na casa Red Bull Hous, no Pina. O encontro contará ainda com a exposição PrintScreen Nordeste, com obras de quinze grafiteiros que participam do livro, e discotecagem dos DJs Vitrola, Sonteria e Novato. 

Exposições sobre arte de rua

O Recifusion vai promover também duas exposições sobre graffti. No dia 27 será a vez da One, que trata da história do 33 Crew e dos dez anos do coletivo dedicados à arte de rua. A mostra será realizada na Nuvem Store, na Galeria Joana D’Arc, no Pina, às 19h, e é formada com trabalhos de Léo Arem, Léo Gospel, Johny Cavalcanti, Dark, Pedro e Mar. 

No dia 28 a homenagem vai para a AEO CREW, com exposição na Casa do Cachorro Preto, em Olinda, às 18h. A primeira exposição do coletivo é voltada para o trabalho de Jopa, fundador e membro mais atuante do grupo – e o homenageado do Recifusion deste ano.

Culminância Cultural 

Já nos dias 29 e 30 de março o festival de graffiti reúne na Praça da Várzea, Zona Oeste do Recife, mais de 300 artistas do país e do exterior. O resultado dessa mistura será uma fusão de estilos, expressões, conceitos e ideias. "A gente tem uma ligação com a Praça da Várzea, que é um lugar rico culturalmente e a gente tem ciência de que o local comporta muita gente”, conta Léo Arém, diretor artístico do Recifusion.

Além dos desenhos nas paredes próximas à praça, o evento terá a presença de atrações musicais como Pixote Manjestyle (PE), Todos Um (MA), Eu e a Duplicata (PE), Nark (PE), Sem Peneira pra Suco Sujo (PE), Combo X (PE), no dia 29, e Roda de Expressão Livre / DJ BIG Favela News (PE), Kapilca Rapper (PE), Hebert Mc e Mazili Beats (PE), Zum Lima (PE), Baloo MC (PE) e Batalha da Escadaria (PE), no dia 30 do mesmo mês.

COMENTÁRIOS dos leitores