Casa do Carnaval promove ciclo de debates sobre o Recife

Programação conta com palestras, lançamento de livro, exibição de documentários e passeio turístico

por Marcus Fernandes seg, 24/03/2014 - 19:23
Adonis Dutra/Wikimedia Commons Passeio pelo Bairro do Recife está previsto na programação do evento Adonis Dutra/Wikimedia Commons

Em virtude do aniversário do Recife, comemorado no último dia 12 de março, a Casa do Carnaval, no Pátio de São Pedro, promove desta terça (25) até a próxima sexta (28) o ciclo de debates Cidade, cultura e cotidiano: o Recife em debate. As atividades incluem palestras, lançamento de livro, exibição de documentários e passeio por locais históricos do Recife e são gratuitas.

O evento terá início com a mesa O Recife em interpretação: sensibilidades para um estudo da história da cidade, às 9h, seguida de palestra do pesquisador Mário Ribeiro sobre as práticas culturais populares no Recife do século XX. À tarde, será exibido o documentário Guia Prático, Histórico e Sentimental da Cidade do Recife, com uma rodada de debates no final.

Na quarta (26), haverá mesa para discussão do tema Espaços de sociabilidades no Recife do século XX, com palestras de Carlos André Silva Moura, historiador e autor do livro Fé, Saber e Poder: os intelectuais entre a Restauração Católica e a Política no Recife 1930-1937, e Sandro Silva, historiador e autor da Dissertação de Mestrado Quando ser gay era uma novidade: aspectos da homossexualidade masculina na cidade do Recife na década de 1970.

Ainda no segundo dia de atividades, o jornalista Hugo Bispo lança o livro A província começa a virar metrópole: como o desejo de modernidade alterou os costumes e a estrutura urbana do Recife no início do século XX, que trata das questões comportamentais dos recifenses durante o processo de transformação da cidade, com palestra sobre o tema. Durante a tarde, ocorre a exibição do vídeo Irôco: a árvore sagrada, com debates em seguida.

Na quinta (27), a partir das 9h, os participantes farão um passeio por locais onde o Recife começou a se desenvolver, com base no temas discutidos nos dias anteriores. O percurso inicia no Marco Zero e termina no Pátio do Terço.  Na sexta-feira (28) acontece o encerramento do evento, com as considerações finais, avaliação da atividade, sorteio de livros e entrega dos certificados.

Serviço

Ciclo de debates Cidade, cultura e cotidiano: o Recife em debate

Terça (25) a sexta (28)

Casa do Carnaval (Casa 38 do Pátio de São Pedro)

(81) 3355. 311

Programação

Terça (25)

9h às 12h - Mesa: O Recife em interpretação: sensibilidades para um estudo da história da cidade

Palestrante: Mário Ribeiro (Historiador e pesquisador das práticas culturais populares no Recife do século XX)

Tarde (opcional): Cine CASA. Exibição do documentário “Guia Prático, Histórico e Sentimental da Cidade do Recife”,  em seguida roda de debate.

Quarta (26)

9h às 12h - Mesa: Espaços de sociabilidades no Recife do século XX

Palestrantes: Carlos André Silva Moura (Historiador e autor do livro Fé, Saber e Poder: os intelectuais entre a Restauração Católica e a Política no Recife 1930-1937) 

Sandro Silva (Historiador e autor da Dissertação de Mestrado Quando ser gay era uma novidade: aspectos da homossexualidade masculina na cidade do Recife na década de 1970)

Hugo Bispo (jornalista e autor do livro “A província começa a virar metrópole”)

Tarde (opcional): Cine CASA. Exibição do vídeo ‘Irôco: a árvore sagrada’. Em seguida, roda de debate.

Quinta (27)

9h às 12h - Passeio pelas artérias das ilhas iniciais do Recife.

Sexta (28)

9h às 12h - Considerações Finais, avaliação da atividade, sorteio de livros, entrega dos certificados

COMENTÁRIOS dos leitores