28ª Festa da Lavadeira é cancelada por falta de incentivo

Segundo coordenador do evento, a Prefeitura do Recife estaria dificultando a realização da festa

por Marcus Fernandes qui, 03/04/2014 - 15:46
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo 28ª Festa da Lavadeira está ameaçada de não ser realizada este ano Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

A Festa da Lavadeira, tradicional encontro da cultura popular pernambucana, pode não ser realizada neste ano. Nesta quinta (4) Eduardo Melo, coordenador do evento, publicou no blog da festa um comunicado sobre o cancelamento da 28ª edição, prevista para o dia 1º de maio. O motivo alegado seria a falta de apoio da Prefeitura do Recife, que não liberou as licenças de uso dos espaços públicos até o momento.

Segundo Melo, desde 2013 a organização da festa solicita a autorização para que a celebração seja realizada no Bairro de São José, mesmo lugar em que aconteceu a última edição. Apesar da antecedência no pedido, a Prefeitura do Recife só veio liberar a autorização no período do carnaval e com restrições.

Melo ainda diz no comunicado que em janeiro deste ano a produção do evento foi informada que teria que mudar o local de realização da festa. “A autorização permitiria apenas o uso da Av. Nossa Senhora do Carmo, Pátio da Igreja Nossa Senhora do Carmo e Avenida Dantas Barreto. Não nos foi autorizada a ocupação nem do Pátio de São Pedro nem da Praça da Independência", revela Eduardo no comunicado, ressaltando que mesmo assim a produção da festa foi adequada ao novo espaço. "Mas para nossa surpresa, na segunda semana do mês de março fomos informados por telefone que existe uma ordem do Sr. João Braga para ocupar o Pátio do Carmo, com uma estrutura de 40mx14", pontua Eduardo o motivo da inviabilização da festa. 

Veja também: Em 2013, realização da Festa da Lavadeira também foi ameçada 

No texto o coordenador da festa comenta também que por conta da falta de definição por parte da Prefeitura do Recife todo o processo de captação de recursos ficou estagnado. O LeiaJátentou contato com Eduardo Melo, mas até o fechamento desta matéria não teve retorno. Já a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, a qual João Braga é secretário, informou que ainda hoje emite uma nota sobre o assunto.

Leia na íntegra o comunicado oficial publicado no blog da Festa da Lavadeira

COMENTÁRIOS dos leitores