'Copa de Elite' é colcha de retalhos de filmes nacionais

Estrelada por Marcos Veras, comédia envolve temas e artistas famosos como Copa do Mundo e Anitta. Filme estreia nesta quinta (17)

por Maria Eduarda Barbosa qui, 17/04/2014 - 08:01

O cinema brasileiro é famoso por suas grandes produções de comédia. Segundo a Ancine, sete filmes entre os dez nacionais de maior bilheteria de 2013 pertencem a esse gênero. Em meio ao mar de lançamentos de comédias, surge este ano Copa de Elite, um filme que reúne temas, artistas e longas nacionais que são destaques no Brasil.

O primeiro filme de Vitor Brandt tem como peça central no enredo a Copa do Mundo de Futebol, que será realizada no Brasil em 2014, e mistura com cenas famosas de vários filmes brasileiros. Nem o Papa Francisco escapa da sátira. Uma produção semelhante a de Copa de Elite é Tá no ar: a TV na TV, novo programa de Marcelo Adnet na Globo. A diferença é que a sátira envolve programas televisivos, além de ser mais crítico e mais engraçado.

Copa de Elite é centrado no policial Jorge (Marcos Veras), capitão do BOPE de reconhecimento nacional. A partir daí, é possível identificar algumas referências ao aclamado Tropa de Elite e até a 2 Filhos de Francisco. O capitão é famoso por salvar a estatueta do Oscar de René Rodrigues (Rafinha Bastos), mas se torna um inimigo da nação quando salva um craque da seleção argentina de um sequestro.

Com isso, Jorge perde sua credibilidade e é expulso da polícia. Desolado, ele descobre um plano maligno no qual o alvo é o papa. Ao lado de Bia Alpinistinha (Julia Rabello), o ex-capitão tenta desvendar quem é a mente que está ameaçando a segurança do pontífice. E assim a história segue com várias referências a filmes nacionais como Bruna Surfistinha, De pernas pro ar, Se eu fosse você, Meu nome não é Johnny, Chico Xavier, Nosso Lar, O Homem do Futuro e Minha mãe é uma peça. Este último filme ganha uma versão inimaginável de Dona Hermínia sendo interpretada por Alexandre Frota.

Já a cantora Anitta vive em poucas cenas uma jornalista. Seu hit Show das Poderosas também não ficou de fora do filme. O sucesso é canção-tema de Copa de Elite e ganhou até uma versão mais hardcore. Quem também pertence ao mundo da música e participa da comédia é o grupo Molejo, que não deixou de fora sucessos como Dança da vassoura. Confira entrevistas com o elenco.

A diversão de Copa de Elite fica por conta das referências aos sucessos nacionais. Sem essa jogada, talvez não houvesse tanta graça. O diálogo final do filme deixa uma brecha para uma sequência, cujo pano de fundo seria as Olimpíadas de 2016, que serão realizadas no Rio de Janeiro.

Copa de Elite chega aos cinemas nesta quinta-feira (17).

COMENTÁRIOS dos leitores