Teatro do Parque (Re)existe exige reabertura do espaço

Movimentos sociais realizam protesto nesta sexta-feira (27)

por Paula Passos sex, 27/06/2014 - 13:27

Começou às 11h desta sexta feira (27), o ato público Teatro do Parque (re)existe, em favor da reativação do teatro localizado na Rua do Hospício, Centro do Recife. Desde 2010, o Teatro encontra-se fechado ao público.

“Precisamos recuperar este importante patrimônio cultural da população do Recife e do nosso Estado”, afirmou, ao LeiaJá, Rebeca Gondim, estudante de Dança da UFPE. Na ocasião, foi lançado o Manifesto em Defesa do Teatro do Parque, cujo objetivo é coletar assinaturas em busca de um posicionamento da Prefeitura do Recife diante da situaçao do Taetro do Parque.

O vendedor Wan Lourenço apoia o movimento. “Eu acho muito importante que isso aconteça, porque antigamente esse lugar atraía muita gente e movimentava a região”, defendeu. Uma comerciante que não quis se identificar também se posicionou favorável à iniciativa. Relembrou da infância e contou que, em reunião com a Prefeitura sobre a desativação do banheiro público localizado na Rua do Hospício, foi mencionado que no centenário do Teatro, em 2015, ele seria reativado; mas, até agora, nada mudou.

Enquanto passava na rua, a autônoma Maria dos Santos parou emocionada para defender e assinar o manifesto. “Eu fico emocionada porque eu vinha aqui com meus pais, minha família e isso faz parte da minha história. É um crime o que estão fazendo com o teatro”, afirmou Maria.

Um carro da Guarda Municipal da Prefeitura do Recife parou em frente ao Teatro enquanto acontecia a movimentação. “Estamos aqui fazendo nosso trabalho normalmente, como fazemos todos os dias e também para prevenir que haja depredação”, explicou. Os manifestantes disseram que, antes da chegada da viatura, foram colocadas duas correntes para reforçar a proteção na entrada do Teatro.

 A partir das 14h, apresentações com música, poesia e encenações teatrais acontecem em frente ao teatro. Fazem parte deste movimento a ANEL – Assembleia Nacional de Estudantes Livre, o Coletivo Rua das Vadias, além dos Diretórios Acadêmicos da Universidade Federal de Pernambuco. Representates do Ocuparque também marcaram presença no local.

COMENTÁRIOS dos leitores