Praça Pinto Dâmaso recebe o Festival de Inverno da Várzea
Festa é organizada por moradores do bairro, sem nenhum patrocínio.
Até o fim da noite deste sábado (23) a praça Pinto Dâmaso, mais conhecida como a Praça da Várzea, estará recebendo o V Festival de Inverno da Várzea. Diversos grupos musicais, de coco, maracatu, reggae e samba se apresentaram durante o dia. À noite, o festival recebe o lançamento do clipe Pra Verdade Estremecer, da banda N’Zambi, e o Som na Rural, de Roger de Renor. Toda a programação é gratuita.
O Festival de Inverno da Várzea surgiu em homenagem a um grupo de capoeira da Várzea, do mestre Corisco e do contra mestre Betão, que organiza o festival. Todo anos eles realizavam um evento com muita música – como o maracatu e coco – na casa de Betã, mas com o tempo o espaço ficou pequeno para a celebração. “Há cinco anos a gente organizava grupos de maracatu e rodas de coco e capoeira. Mas o espaço foi ficando pequeno e a gente veio aqui para a praça (da Várzea). Eu tenho equipamento de som, trouxe para a praça e fizemos a festa, que também cresceu”, contou Betão. Ele também explicou que conversou com os moradores e os comerciantes ao redor da praça para que tudo ocorresse sem problemas.
O nome do festival só foi criado há três anos quando durante a festa, que acontece sempre em agosto, caiu uma chuva muito forte e os participantes fizeram uma brincadeira sobre o evento ser equivalente ao Festival de Inverno de Garanhuns. Não há nenhum investimento público no festival, tudo vem de contribuições dos amigos, organizadores e comerciantes. As atrações são em sua maior parte de grupos do bairro e de amigos dos organizadores. Ninguém recebe cachê e nem tem hora para começar a tocar. Além disso, quem vai aproveitar a festa acaba levando seus instrumentos, juntam os amigos e vão criando suas próprias atrações.