Funcultura divulga projetos selecionados

Edital destina R$ 22 milhões para projetos de diversas linguagens artísticas

por Carlos Silvio sex, 12/09/2014 - 16:04

Foi divulgado na manhã dessa sexta-feira (12) os 289 projetos selecionados pelo edital Funcultura Independente. O valor se destina a iniciativas de artistas e produtores independentes pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), mantido pelo Governo do Estado.



Dos projetos selecionados, 23 são de dança; 16 de circo; 3 de ópera; 32 de teatro; 24 de fotografia; 23 de literatura; 40 de música; 24 de artes plásticas, artes gráficas e congêneres; 37 de cultura popular e tradicional; 14 de artesanato; 34 de patrimônio; 14 de artes integradas e 5 de gastronomia. A lista dos projetos selecionados pode ser consultada no link e no final da matéria.



Marcelo Canuto, secretário de Cultura, Severino Pessoa, presidente da Fundarpe e Thiago Rocha, diretor de gestão do Funcultura estiveram presentes no evento de apresentação. Canuto aproveitou a ocasião para fazer um balanço do edital, que é o último da gestão. "O Funcultura apontou para a regularidade, permanecendo estável e recebendo um crescimento de 33% no investimento durante esta gestão, o que representa um incremento na política cultural" afirmou.



Antes do anúncio um grupo de produtores convidou os presentes a assinar um abaixo-assinado solicitando mais verba para o Funcultura Independente, principalmente da área de música, que segundo eles vem recebendo menos investimento pelo Fundo de Cultura. Segundo o grupo, o valor do Funcultura está estagnado desde 2010, mesmo com os projetos crescendo 53% nos últimos anos. O grupo também tem a expectativa de possuir um edital exclusivo para a área de música, assim como acontece com Cinema que nesse ano terá um aumento de R$ 8,5 milhões, fruto de uma parceria com a Ancine).



Em sua fala inicial Severino Pessoa, da Fundarpe, aproveitou o momento para comentar a requisição da classe. "A expectativa é termos uma melhora no próximo ano. Porém o momento de discutir isso vai chegar. Acredito que o próximo governo irá discutir essa questão, inclusive com separação de segmentos. Mesmo assim é importante salientar que nosso momento é bom" afirmou.



Segundo Marcelo Canuto, esse tipo de discussão é importante. "É um bom debate, que vem sendo discutido pela sociedade e pelo governo em diversas esferas, não apenas em cultura, somos solidários com o grupo" declarou.



O Funcultura vem do ICMS e é um reflexo do rendimento do estado. Segundo o presidente da Fundarpe, o valor do edital cresceu mais de 8 vezes na sua história, chegando a ser o segundo maior fundo de cultura do país.

Seleção

Este ano 1.664 projetos, com 1.286 passando pela primeira fase. Após 178 dias de análise, chegou-se a um número de 289 projetos selecionados, com destaque para a área de música e patrimônio. Os projetos são escolhidos pela Comissão Deliberativa do Funcultura, composta por 15 membros, levando em consideração o valor cultural, qualidade técnica do projeto, qualificação do produtor e equipe e também os aspectos sociais da proposta.



Um número animador é o aumento da quantidade de projetos da Zona da Mata (28%) e do Sertão (50%) selecionados, o que segundo o diretor de gestão do Funcultura, é final da interiorização do edital.



Os autores dos projetos não-aprovados irão receber as notas relativas em cada critério de avaliação até o dia 26 de setembro. Pedidos de reconsideração serão recebidos até 03 de outubro pessoalmente na sede da Fundarpe ou através do e-mail funcultura.edital2013@gmail.com.

 

COMENTÁRIOS dos leitores