13ª Parada da Diversidade exalta o amor

'Onde houver ódio, que eu leve amor' é o tema desta edição do evento

por Carlos Silvio qui, 18/09/2014 - 20:48

Neste domingo, dia 21, a Avenida Boa Viagem recebe a 13ª Parada da Diversidade. O evento é realizado pelo Fórum LGBT de Pernambuco e é já consolidada como um dos principais eventos LGBT do Brasil. A concentração do evento é às 9h no Parque Dona Lindu e a expectativa é de 600 mil pessoas participarem dessa edição.

"A ocasião convida à reflexão sobre a necessidade de se construir novas estratégias que visem a erradicação da homofobia e a garantia integral de direitos à população LGBT", afirma Thiago Rocha, um dos membros da Coordenação colegiada do Fórum LGBT de Pernambuco. 

A Parada conta com 12 trios que realizam o trajeto do Parque Dona Lindu até a Padaria Boa Viagem. Parceiros, apoiadores e autoridades políticas participarão do evento e abrirão a parada. 

Participam os trios do Grupo Gay Leões do Norte; CECH - Centro estadual de combate a Homofobia – Sec. Direitos Humanos de PE; Boate Metrópole; Instituto PAPAI; Fórum LGBT (garantindo as falas de ordem política); Banda Balada e Beijo com Serginho; Instituto José Ricardo e Grupo Mães pela Igualdade; Prefeitura – DST/AIDS; Amigos LGBT; Coletivo de Lésbicas; Boate The Birdcage – Olinda; e, pela primeira vez saíra o trio da ONG Amotrans. Neste último, o tema será Anos 60 e o som ficará a cargo do DJ Toninho Pride.

Um dos destaques deste ano é o Trio da Cidadania, com uma o DJ Patrick Tor4, do Baile Tropical, no som.

Visibilidade e direitos

Realizada desde 2002, a Parada é uma estratégia de luta, a partir da qual a visibilidade é encarada como "fortalecimento de ações no enfrentamento da homofobia e de promoção da livre expressão da sexualidade". Além disso, o evento é claramente uma celebração do orgulho de ser LGBT.

 

Segundo o Grupo Gay da Bahia (GGB), no ano de 2013 cerca de 312 gays, lésbicas e travestis brasileiros foram assassinados, média de um homicídio a cada 28 horas. De acordo com a entidade, 99% dos crimes foram motivados por homofobia. Houve uma queda de 7,7% em relação a 2012, quando foram registradas 388 mortes. Os dados também mostram que Pernambuco e São Paulo foram os estados onde mais LGBTs foram assassinados em 2014.

COMENTÁRIOS dos leitores