'Praia do Futuro' ganha prêmio gay em Festival
Longa recebeu premiação no sábado (20) no Festival de Cinema de San Sebastián, na Espanha
O filme Praia do Futuro, do diretor pernambucano Karim Aïnouz, recebeu no último sábado (20) um prêmio criado pela associação de gays, lésbicas, transexuais e bissexuais do País Basco (Gehitu). A premiação foi entregue um pouco antes da projeção do filme, que marcou o início da seção Horizontes Latinos do festival.
A organização do País Basco criou o prêmio no ano passado para reconhecer os filmes latino-americanos que defendem as reivindicações e valores de gays, lésbicas, transexuais e bissexuais. Além da temática homossexual, Praia do futuro foi premiado por sua "qualidade" cinematográfica.
Com Wagner Moura protagonizando uma história de um relacionamento gay, o longa estava entre os selecionados para concorrer à vaga de representante brasileiro no Oscar. Embora bem cotado, o filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho foi o escolhido.
Donato (Wagner Moura) trabalha como salva-vidas. Seu irmão caçula, Ayrton (Jesuita Barbosa), tem grande admiração por ele, devido à coragem demonstrada ao se atirar no mar para resgatar desconhecidos. Um deles é Konrad (Clemens Schick), um alemão de olhos azuis que muda por completo a vida de Donato após ser salvo por ele. É quando Ayrton, querendo reencontrar o irmão, parte em sua busca na fria Berlim.
Confira o trailer: