Cuba e Pernambuco são mais próximas do que parece

Documentário 'Pernamcubanos - O Caribe que nos une' encurta as distâncias geográficas entre os dois lugares mostrando as similaridades entre suas culturas

por Paula Brasileiro seg, 17/11/2014 - 13:09
Divulgação Pernamcubanos - O Caribe que nos une mostra as semelhanças entre as culturas cubana e pernambucana Divulgação

Das idas e vindas do diretor de cinema Nilton Pereira à Escuela de Cine de San Antonio de Los Baños, em Cuba, surgiu uma intensa pesquisa sobre as similaridades entre aquele país e Pernambuco. Estas observações deram origem ao filme Pernamcubanos - O Caribe que nos une, que será exibido no cinema São Luiz nesta quinta (20), sábado (22) e domingo (23), sempre às 19h30.

O longa é construído a partir do olhar de duas artistas, Fatima Peterson - atriz, diretora, dramaturga e membro do Conselho Nacional da União dos escritores e artistas de Cuba - e Beth de Oxum - coquista, percussionista e mãe de santo pernambucana. É a partir do discurso delas que Pernamcubanos tenta mostrar os laços que ligam os dois países através das músicas e religiões de matriz africana.

Filmado no Recife, em Olinda, Nazaré da Mata, Santiago de Cuba, Baracoa, Guantanamo, Barrancas, Sierra Maestra e Matanzas, o documentário conta com a trilha sonora do Mestre Galo Preto - Patrimônio Vivo da Cultura Pernambucana. Ainda participam do filme representantes da Nação Xambá, Cavalo Marinho Boi Brasileiro, Maracatu Leão Coroado, Grupo de Teatro Macuba, Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Coco de Umbigada, Kokoye, Gabildo Gimarrom, Kiriba y Nengón, Ilê Asé Oba Ògúnté, Guangoubira, Maracatu Nação Porto Rico, Vodu Pilon Del Cauto, Festival Del Caribe e Gabildo Carabali, entre outros.

Serviço

Pernamcubanos - O Caribe que nos une

Quinta (20), Sábado (22) e Domingo (23) | 19h

Cinema São Luiz (R. da Aurora, 175 - Boa Vista)

R$ 4 e R$ 2

(81) 3184 3157

COMENTÁRIOS dos leitores