XVII Virtuosi celebra 150 anos de Richard Strauss

Festival vai de 7 a 14 de dezembro, no Recife

por Carlos Silvio qua, 19/11/2014 - 13:29
Divulgação/Flora Pimentel Rafael Garcia, diretor artístico do Festival, também rege a Orquestra Virtuosi Divulgação/Flora Pimentel

A 17ª Virtuosi - Festa Internacional de Música de Pernambuco traz grandes nomes da música erudita ao Recife, em um evento que homenagea o compositor alemão Richard Strauss. Na capital pernambucana, o evento acontece de 7 e 14 de dezembro. Dentro da festa, acontecem também o IV Virtuosi Diálogos, o II Virtuosi pela Paz - Maratona Virtuosi BNDS e a Série Vicente Fittipaldi. Toda a programação é gratuita.

A programação musical do evento começa no dia 7 de dezembro, na Igreja do Carmo, às 17h30. A abertura fica por conta do fagotista Fabio Cury, que apresentará composições do seus últimos CDs, acompanhado do cravista Alessandro Santoro. Na próxima noite, o Conservatório Pernambucano de Música recebe um recital que une o piano do romeno Catalin Rotatu e o piano da russa Anastasia Zhivotovskaya. O evento começa às 19h30.

Entre os destaques da Virtuosi está um dos maiores violinistas ciganos do mundo, Roby Lakatos, que toca com a orquestra do festival e também com seu grupo de jazz, o Roby Lakatos Ensemble. O grande homenageado do festival, Strauss, terá atenção especial nesta edição, incluindo a interpretação da difícil Metamorfoses. “Essa peça nunca foi tocada no Recife e foi criada para 23 instrumentos de corda, com cada instrumento tendo uma parte solista”, afirma Rafael Garcia, diretor artístico do Virtuosi. 

Interessados em música clássicas podem participar do Virtuosi Diálogo, com o ciclo de palestras Aprendendo a ouvir Música Clássica, com o jornalista Irineu Franco Perpétuo, nos dias 9,10 e 11 de dezembro. Os encontros acontecem na Livraria Cultura do Recife Antigo, às 10h. As inscrições podem ser feitas no site oficial do evento.

Apresentações

No dia 9 de dezembro tem início a 'Série Vicente Fittipaldi', com as principais apresentações do festival. O concerto de abertura, intitulado Strauss, Smetana & Schumann, reunirá vários artistas nacionais e internacionais executando obras clássicas da música de câmara, com Victor Asuncion (piano), Leonardo Altino (cello), Paulo Cortese (viola) e os violinistas Yehekzel Yerushalmi, Yannos Margaziottis e Benjamin Sung.

O evento também abriga o II Virtuosi pela Paz - Maratona Virtuosi, com 24 horas de música no Teatro de Santa Isabel, entre a sexta e sábado. A abertura é da Orquestra Virtuosi sob regência do Maestro Rafael Garcia. De início será tocada Metamorfose, de Strauss e em seguida um festival de obras de Beethoven. Um dos destaques da maratona é o concerto especial da Orquestra Jovem de Pernambuco, com o solista pernambucano Artur Moreira Lima ao piano. 

Ainda no programa, apresentações de Christian Lindberg (trombone), Roby Lakatos Ensemble, o grupo comediante inglês Stringfever e uma apresentação especial que reúne DJ Dolores e Naná Vasconcelos. A dupla pernambucana leva ao Virtuosi uma apresentação feita especialmente para o evento, baseada no improviso. “Também vou fazer meu trabalho de DJ, pegando peças eruditas e clássicas e reeditando”, comentou Dolores.  O DJ já foi parceiro do percussionista em um projeto experimental chamada Blind Date.

Maestro Spok participa da maratona, fazendo uma participação especial no programa Gulda, Kreisler, Ellington e Lindberg, dedicado ao jazz sinfônico. O solista do concerto é Benjamin Schmid, um dos maiores violinistas do mundo dos últimos 50 anos.

Viagem

O Festival também leva apresentações para outras quatro cidades. Estão na lista João Pessoa, com um show especial da Benjamin Schmid Jazz Quartet no dia 14 de dezembro; Campina Grande, com concertos nos dias 9 (Ensemble São Paulo) e 10 de dezembro (UniRio Metais); Fortaleza, com uma apresentação do violoncelista Leonardo Altino no Centro Cultural Dragão do Mar dia 14 de dezembro; e por fim Belém, com o violoncelista Leonardo Altino no dia 15 de dezembro.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores