No reino da batata
Batataria Santa Clara, nos Aflitos, aposta em batatas recheadas para cair no gosto do recifense
Batatas recheadas. A partir desta ideia simples, a Batataria Santa Clara, no bairro dos Aflitos, pretende incluir no cardápio do recifense um tipo de refeição que já é comum em muitos lugares. Aberto há 3 meses no Recife, ao restaurante é primeira franquia de uma marca de São Paulo, onde a receita faz bastante sucesso.
A batataria foi trazida à capital pernambucana pelo chef paulista Vitor Delgado, com passagem por restaurantes conceituados como o DOM e o Fasano. Não foi à toa que o chef escolheu a Santa Clara para seu primeiro empreendimento: ele participou da construção do cardápio e até hoje presta consultoria para da matriz.
Não espere encontrar uma batata inteira cortada ao meio para receber o recheio. Um processo mais refinado é necessário para se conseguir o sabor e a textura desejados por Delgado. Ele usa apenas a batata 'Asterix', uma espécie com a casca rosa, diferente da tradicional batata inglesa. "Ela tem menos água e é ideal para batata frita, nhoque, pratos que necessitam cozimento", explica o chef.
Para preparar suas batatas recheadas, Vitor primeiro as cozinha para em seguida resfriá-las de um dia para outro. O próximo passo é ralar as batatas, para depois recheá-las e fritá-las com óleo de canola. O resultado é uma textura firme, em que as lascas de batata oferecem a sensação de mastigá-las, ao invés da textura próxima de um purê, como muitos poderiam presumir. Uma casca crocante complementa a sensação e o sabor. "A ideia é trazer (ao Recife) um produto novo, que não é necessariamente gourmet, mas tem um cuidado a mais", resume o chef, que conta com a sociedade da artista plástica Mila Andrade, cujas obras decoram o ambiente do restaurante, conferindo um charme ao local.
As batatas recheadas são servidas em dois tamanhos: pequeno e médio. As de tamanho pequeno acompanham uma salada à escolha do cliente, dentre três opções (caprese, verde ou brie). Quem desejar pode pedir também uma salada completa à parte, que além destas, pode ser também de cogumelos, salmão ou frango. Vale experimentar a de salmão, que leva damasco seco e é temperada com uma vinagrete de limão. "A salada é um contraponto à batata", resume o chef Vitor Delgado.
O cardápio também inclui bruschettas, que segundo o chef têm saído muito bem. Servidas em pedaços individuais, feitos para se comer com a mão, as entradas podem ter coberturas que vão da Clássica (tomate, queijo e parmesão) a de Queijo de cabra (com tomate assado e amêndoa) e à saborosa combinação de Cogumelos (shimeji, shitake e paris, acompanhados de queijo brie).
No Recife, a Santa Clara tem três sabores criados exclusivamente para a franquia: Caranguejo, Bode guisado e Mignon com queijo do reino. A combinação da batata com o caranguejo dá muito certo e o resultado é surpreendentemente gostoso e leve. Uma boa pedida.
Outro sabor que agrada ao paladar recifense é a batata de charque (chamada de carne seca em São Paulo) com requeijão, que tem sido uma das mais pedidas. O sabor familiar aos pernambucanos oferece uma saborosa mistura com a batata, que neutraliza um pouco do sal da charque.
Com uma carta de caipirinhas e caipiroscas - um 'xodó' para Vitor Delgado -, a Batataria Santa Clara é uma boa opção para um happy hour entre amigos ou um jantar bem acompanhado. De fato, cerca de 80% dos clientes são casais, que podem experimentar um tipo de alimento que não se encontra no Recife e sair saciados, já que uma batata média pode servir duas pessoas (à exceção dos mais 'animados' ou 'bons de boca').
Serviço
Batataria Santa Clara
Rua Teles Jr., 489 - Aflitos
Segunda a sábado | 17h30 às 23h30
(81) 3314 9255