Porto Musical discute novas mídias e música

Debate foi realizado na manhã deste sábado (7) com Alexandre Matias, Gustavo Bittencourt, Bruno Cosentino e Raul Luna

por Eduarda Esteves sab, 07/02/2015 - 15:51
Eduarda Esteves/LeiaJáImagens Alexandre Matias, Gustavo Bittencourt, Bruno Cosentino e Raul Luna debatem mercado musical, crítica e publicidade Eduarda Esteves/LeiaJáImagens

Na manhã deste sábado (7), a mesa redonda Música de Guerrilha: Como o artista sobrevive nas trincheiras das novas mídias abriu a programação do último dia do Porto Musical. Com Alexandre Matias, Gustavo Bittencourt, Bruno Cosentino e Raul Luna, o debate abordou diferentes perspectivas dos novos caminhos da crítica musical, do mercado publicitário da música e do marketing que envolve toda a produção de um disco.

Bruno Cosentino, da revista digital Polivox, abordou e fortalecimento de um produto e a importância da crítica musical. "O papel da crítica é criar um sentido para o produto que foi feito pelo artista. Mas eu não acho que o crítico esteja em uma posição superior ao público", frisou Bruno. O escritor da Polivox também fortalece o papel da crítica. "Eu acho que, quando alguém faz uma canção, ele quer atingir o público e o meio musical sadio e vibrante, e fica difícil de isso acontecer se não existir a crítica", comentou.

Publicitário de música independente, Gustavo Bittencourt, falou sobre a trajetória de conexão do mercado publicitário e da música. Ele exemplificou a mistura da publicidade e da música com novos clipes da banda Arcade Fire em parceria com o google. "O Foo Fighters é um exempl da união do marketing com a música. A banda fez diversos documentários em várias cidades, algumas vezes até deixando a qualidade do disco de lado", contou.

Gustavo frisou que atualmente a banda tem que ser muito mais publicitária. "É importante tem uma estratégia artística e não uma estratégia nas ferramentas (redes socias), porque isso pode acabar, diferentemente da arte", afirmou.

Ao longo das suas seis edições, o Porto Musical ofereceu cerca de 170 conferências, com quase 250 convidados e 80 shows de artistas contemporâneos. Mais de 4.000 profissionais já participaram das conferências e encontros do Porto Musical e mais de 50 mil pessoas assistiram seus shows.

Programação Porto Musical

Sábado (7)



Teatro Apolo

CONFERÊNCIA - "A experiência  do Laboratório Fantasma" (Com Emicida e Evandro Fióti)  | 17h00 às 18h00



Teatro Hermilo Borba Filho

RODADA DE NEGOCIOS  | 10h30 às 18h00



Portomídia

FRANCOIS PACHET EXPERIMENTS - "Capturando o Estilo dos Músicos Brasileiros: Sessões e Experimentos" | 14h00 às 17h00



Paço do Frevo

DAYCASE - SARACOTIA (PE) | 13h00 às 13h40



Torre Malakoff

Feira Porto Exibe | 16h00 às 22h00



Praça do Arsenal

SHOWCASE - O TERNO (SP) | 20h00 às 20h40

SHOWCASE - THE BAGGIOS (SE) | 21h00 às 21h40

SHOWCASE - SKA MARIA PASTORA (PE) | 22h00 às 22h40

SHOWCASE - ANELIS ASSUMPÇÃO (SP) | 23h00 às 23h40

SHOWCASE - EL HIJO DE LA CUMBIA (Argentina) | 00h00 às 00h40

JUS NOW (Inglaterra) e CRIOLINA Djs (DF) | 00h40

COMENTÁRIOS dos leitores