19º Cine PE estreia com casa cheia
Festival iniciou sua programação, neste sábado (2), no Cinema São Luiz
Na noite deste sábado (2), o Cinema São Luiz, no centro do Recife, recebeu a estreia da 19ª edição do Cine PE, Festival do Audiovisual. Até a próxima sexta (8), 27 filmes serão exibidos, em mostras competitivas de curtas e longas, além das exibições hos concours e da mostra infantil.
Confira a programação completa do Cine PE 2015
Este ano, estão sendo homenageados a atriz Helena Inês e o músico Alceu Valença, que estreou no universo da sétima arte com o filme A luneta do tempo. O ex-governador Eduardo Campos e o dramaturgo Ariano Suassuna também recebem homenagens in memorian.
Contrariando as expectativas, sobretudo por se tratar de um feriado prolongado, o São Luiz ficou lotado e a fila para entrar arrodeava o quarteirão. Segundo um dos realizadores do festival, Alfredo Bertini, o retorno ao São Luiz é como voltar "pra casa": "É o início de um novo ciclo, pretendemos ajustar esta volta a um novo modelo de festival. Estamos animados com isso", disse.
Um dos curadores do Cine PE, Rodrigo Fonseca, também falou sobre a renovação do festival: "A primeira característica foi a pernambucalização do festival, o esforço foi garantir um maior espaço para a produção de Pernambuco", falou referindo-se aos anos interiores nos quais foi expressiva a presença de obras nacionais e internacionais. E acrescentou: "A reinvenção mostra que o festival quer ser grande novamente".
Nesta noite inicial, foram exibidos dois curtas e dois longas. Com um atraso de cerca de uma hora, a Mostra PE, na qual competem curtas pernambucanos, o filme Encantada deu início ao festival. Encantada mostra, de forma poética, um passeio de barco pela Ilha de Itamaracá com a cirandeira Lia de Itamaracá. Em seguida, na Mostra Curta Brasil, de curtas nacionais, o cearense Fim de Semana, mostrando os bastidores da viagem de uma banda de forró do Ceará foi exibido. Na mostra Especial Hours Concurs, o longa Exótico Hotel Marigold 2, do diretor inglês John Madden. Madden estava presente no São Luiz para prestigiar o Cine PE e a estreia de seu filme. Encerrando a noite, Mães do Pina, do pernambucano Léo Falcão, foi exibido na mostra competitiva de longas.